Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

PROFESSOR DE ITABUNA RECEBE PELA 3ª VEZ A CERTIFICAÇÃO DO PRÊMIO EDUCADOR NOTA DEZ


“Adelson Menezes é o professor que nos representa e, realmente faz a diferença na sociedade itabunense”. 


Adelson Menezes dos Santos, professor de Matemática, Química, Física, Iniciação Científica, TCC e Projeto de Vida no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e Colégio Estadual Presidente Médici, foi certificado pelo Prêmio Nacional “Educador Nota 10”, promovido pela Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho, que tem por finalidade destacar os melhores projetos elaborados por docentes em sala de aula. 
Para derrubar a crença de que ler livros e escreve textos é algo maçante, o professor Adelson Menezes resolveu criar um projeto de leitura e produção textual intitulado “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola”. 
Este é o terceiro ano que esse dedicado professor tem seu projeto avaliado pelo Prêmio Educador Nota 10, que por meio de certificação reconhece a importância desse projeto educativo que vem transformando a vida dos estudantes do CETEP DO LITORAL SUL II e Colégio Estadual Presidente Médici, ambas escolas de Itabuna. 
O projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola” parte de uma metodologia onde os conteúdos das disciplinas são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, possibilitando aos seus alunos as diversas opções que os levem a produção ativa de conhecimentos. 
Para nortear e sensibilizar seus alunos para os trabalhos pedagógicos do projeto de leitura e produção textual, o professor Adelson recorreu as obras literárias “O DIÁRIO DE ANNE FRANK” e “EU SOU MALALA”, pois ambos falam sobre as duas meninas que, mesmo com a pouca idade, fizeram muito pelo mundo sendo exemplos de força e superação. 
Um outro diferencial desse projeto é a de mobilização para a produção textual que ele chama de “Na ponta da Caneta”. Trata-se de uma sequência didática elaborada para os alunos, que envolve estudo dos aspectos estilísticos de textos, elaboração de produções orais, uso das atuais mídias digitais, contextualização das obras lidas e a realidade, além de técnicas de motivação. 
Já as grandes sacolas ecológicas, batizadas pelo professor Adelson como SACOLAS LITERÁRIAS, desde 2015 vem sendo utilizadas para transportar os livros até os alunos e, também, para guardar as produções textuais. 
A proposta inovadora desse trabalho realizado pelo professor Adelson Menezes, já garantiu a seus alunos prêmios em concursos de redação, publicações em livros, entre outros resultados positivos, que chegaram a ser reconhecidos e comprovados pelas “BOAS PRÁTICAS” do Portal do Servidor da Bahia. 
Desde 2017, o referido projeto que é de leitura e produção textual, também vem desenvolvendo ações voltadas para o “Biênio da Matemática”, aplicando em sala de aula exercícios e situações problemas matemáticos que ajudam os estudantes a perceber a importância dessa disciplina nas diversas áreas de atuação profissional, tais como: medicina, engenharia, arquitetura, comércio, administração, culinária, atendimento ao cliente, astronáutica, entre outros. 

Parabéns professor Adelson Menezes dos Santos por mais uma certificação de reconhecimento no Prêmio Educador Nota 10 – 2018! 

 #educadornota10 #euacreditonaeducação 


Certificado digital: http://2018.premioeducadornotadez.com.br/certificado.php?action=cert&id=5292

Nenhum comentário:

Postar um comentário