Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de março de 2012

CELEBRIDADES INSTANTÂNEAS

Todos sabem que a internet tem o poder de transformar qualquer pessoa, do dia para a noite, em uma celebridade instantânea. E a receita é muito fácil, basta você criar um vídeo, e publicá-lo nas mídias sociais.
Conforme a Wikipédia, um tipo de enciclopédia online, uma "celebridade instantânea" é uma pessoa até então desconhecida que ganha certa notoriedade de maneira repentina, por vezes devido a algum escândalo, programa televisivo ou algum fato de grande cobertura na mídia, como o caso dos fenômenos da Internet. Como a fama vem de maneira repentina, tais celebridades têm dificuldade de se manter na mídia durante muito tempo, muitas vezes voltando ao anonimato da mesma maneira que saíram dele.
Dentre as várias formas de se tornar uma celebridade instantânea, vale destacar os fenômenos da internet. Como o próprio nome já diz, o fenômeno da internet é tudo aquilo que se populariza na internet. Entretanto, muitos desses fenômenos em circulação nas redes sociais, tais como: ORKUT, BLOGS, FACEBOOK, TWITTER, dentre outros, e geralmente publicados no YOUTUBE, extrapolam as barreiras do ambiente virtual, alcançando os programas de rádio e TV.
Cansado de ver vários comentários sobre Luiza, que estava fazendo intercâmbio no Canadá, o âncora da Jornal do SBT (noite), Carlos Nascimento, resolveu dar a sua opinião sobre esse caso.
Ele começa dizendo que “Ou os problemas brasileiros estão todos resolvidos ou nós nos tornamos perfeitos idiotas”. E continua “Porque não é possível que dois assuntos tão fúteis possam chamar a atenção do país inteiro. Primeiro um programa de televisão em que se discute um estupro, que por si só já é um absurdo, negado pelos dois protagonistas” (caso ocorrido no Reality Show BBB12).
O segundo assunto comentado por ele é: “como uma pessoa que ninguém conhece vira uma celebridade na mídia somente porque o nome apareceu milhões de vezes na internet. Luiza já voltou para o Canadá e nós já fomos mais inteligentes” disse o jornalista.
Apesar de ser algo ainda novo e típico dessa geração, o fenômeno em questão (as celebridades instanâneas) foi profetizado por uma frase de Andy Warhol, publicitário e ilustrador de várias importantes revistas de Nova York, entre as décadas de 1950 a 1960. Disse ele: "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama".
Penso, que ser uma celebridade, e principalmente, instantânea, é o que a maioria busca nas redes sociais. A todo instante lançam-se cantores, atrizes, humoristas. Dentre outras situações ou casos, pessoas que ganharam notoriedade por promoverem (espontaneamente ou propositalmente) fatos inusutados no cotidiano de suas rotinas de vidas e que de repente se veem frente a uma famosidade. Privilégio, antes, só promulgado por escritores, poetas, artístas plásticos, atores mal sucedidos ou pouco divulgado na mídia (jornal falado e escrito, nos rádios, na TV) de um modo geral.
Havia até uma certa “bajulação” para que pudesse ser visto com o mais famoso, o diretor, etc. Mas com o advento da internet, esta continua a ser o veículo mais rápido e sedutor dos que procuram seus 15 minutos de fama.

Por: Adelson Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário