Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de junho de 2012

DIA DE CORPUS CHRISTI


Hoje é feriado de Corpus Christi, dia em que todos os fiéis católicos celebram a presença do corpo e sangue de Cristo, que é um dos sacramentos da Eucaristia.
A origem da Solenidade de Corpus Christi (Corpo e Sangue de Cristo) remonta ao século XIII. Essa festividade foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado comemorado pela religião Católica. Esta festividade é sempre celebrada na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, normalmente com procissões em vias públicas enfeitadas com tapetes coloridos confeccionados com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.
Em Itabuna, a programação do feriado de Corpus Christi já começou nas primeiras horas da manhã, com a presença centenas de fiéis, dentre eles jovens, crianças, adolescentes e casais, para ajudar na confecção do tradicional tapete, montado na Rua Nações Unido no Centro da cidade, onde está localizada a Catedral de São José. Logo após a missa, os católicos itabunenses saíram em procissão pelas principais ruas do centro de Itabuna.


Por: Adelson Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário