Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COLÉGIO MÉDICI NO CENTENÁRIO DE ITABUNA

Avanços na educação de Itabuna em 100 anos de emancipação política

Reformas estruturais nas 20 unidades da rede estadual de ensino, mais verba para a merenda escolar – este ano, o repasse foi de R$664 mil – e novos recursos didáticos para a melhoria da qualidade das aulas são alguns dos fatores que colocam Itabuna numa posição de avanço na educação básica. Dentro das comemorações dos 100 anos de emancipação política do município (28/07 – quarta feira), diversos projetos focados na educação foram viabilizados pelas unidades escolares da rede pública.
A educação em Itabuna melhorou muito. E isto se deve a liberação de mais recursos para aplicar em projetos que visam à melhoria do ensino, como por exemplo a TV pendrive, a integração escolar dos jovens, a exemplo do Festival Anual da Canção (Face), do Tempos de Arte Literária (TAL) e outros projetos de intervenção.
O Colégio Estadual Presidente Médici, com cerca de 1.600 alunos, relatou a história de Itabuna por meio de textos, fotografias, poesias, vídeos, músicas, entre outras atividades desenvolvidas em sala de aula. Esses trabalhos de caráter multidisciplinar, realizados durante todo o mês de julho, em sala de aula como por exemplo: Parodiando Gonçalves Dias no Centenário de Itabuna (Professora Rita de Cássia Sales Ribeiro – Língua Portuguesa), Um Olhar do Médici Sobre o Centenário de Itabuna (Professor Adelson – Geografia, Química; com a participação de outros professores), Apresentação da História de Itabuna (Professora Rosângela Marinho, Marileide, Stela Maria, Professor Adelson, entre outros) e Mapeamento de Itabuna e o Percurso do Rio Cachoeira (Professor Adelson – Geografia), culminaram num trabalho pedagógico, que contou com a participação da comunidade escolar e, vai ficar em exposição até o dia 06 de agosto.
Fonte: www.educacao.institucional.ba.gov.br

2 comentários:

  1. Fui matriculada neste colegio logo que se abriram vagas em 1972 na 2ª serie do ensino fundamental, ja naquela época era uma escola "de ricos" pela sua grandiosidade, nível de ensino e professores , lembro perfeitamente que em dado momento a Diretora, não tenho certeza do nome (Regina?)nos reuniu no pátio e informou que estaria deixando o cargo , por motivos politicos "Ela teria votado em um partido ARENA e o marido no PMDB..,ou virce e versa.Nunca mais a vimos,nos disseram que foi levada presa logo em seguido ao pronunciamento.
    Logico que criança que eu e tantas outras eramos não imaginavamos o que acontecia nos porões da ditadura , naqueles anos tristes da nossa história.
    com a morte do meu pai viemos embora para minas e nunca mais voltei em Itabuna,tenho saudades e muitas lembranças.
    Mas depois de tantos estudos e conhecimentos ainda me pergunto ; Porque uma escola depois de decadas ainda mantem este "Nome" ?o nome do homem que decretou o AI5 e disseminou tantas dores , perceguições, desaparecimentos de pessoas, torturas, em nosso país?

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo a palavra . onde lê-se perceguições leiam por favor perseguições.desculpem

    ResponderExcluir