Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto de Literatura

PROJETO "MANHÃ LITERÁRIA NO MÉDICI"
COORDENAÇÃO: PROFESSORA RAIMUNDA PEREIRA DE SANTANA



O Projeto “Manhã Literária no Médici” foi mais um evento pedagógico, que teve como objetivo, criar uma oportunidade para que professor e aluno socializem suas impressões acerca da LITERATURA.
Os depoimentos dos alunos mostram o quanto o projeto foi importante para novas percepções de mundo e para mudanças de comportamento destes, despertando-lhes o gosto pela literatura e melhorando a capacidade de lidar com as questões que são próprias da idade e do momento em que estão vivendo.
Leia na seqüência, alguns depoimentos de alunos que participaram do projeto.

“As aulas de Literatura foram uma abertura de amor para mim, porque eu aprendi várias coisas e essas coisas abriram um cantinho de amor no meu coração. A criatividade da professora, de brincar com as palavras me levou a pensar , a aprender a amar e ser mais feliz ...” A Manhã Literária foi uma maravilha!
(Rosângela- 1M2)

“... eu tinha o pensamento de que estudar literatura era uma coisa boba, sem importância, mas a cada dia a professora mostrava um lado que eu não conhecia... Eu pensava que seria a maior chatice do mundo, e hoje eu sei o quanto é importante e interessante a brincadeira dos poetas com as palavras! Com uma simples palavra eles fazem o pensamento da gente, viajar! O que eu mais gostei de Mário Quintana foi essa frase: “Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão, eu passarinho”
(Diego -1M1)

“No primeiro dia de aula eu fiquei com muito medo porque eu não tinha nenhum entendimento sobre literatura e não tinha quem fizesse eu gostar de Português! Passada uma semana , com as aulas da professora , a literatura me seduziu e me levou a um mundo de encantos... As aulas me levavam a descobrir e aprender sobre os poetas Mário Quintana e José de Saramago, e a leitura dos poemas me levavam a voar sem direção para um mundo de imaginação!” A Manhã Literária foi um show , e as aulas da professora fizeram com que eu me apaixonasse pela literatura. Obrigada por tudo! “
(Ana Carolina Silva Almeida -1M1)

“No início eu só copiava as coisas para a professora pensar que eu estava interessada, mas eu não me interessa em saber nada sobre literatura. Quando eu percebi o desempenho da professora, a paciência dela, eu me toquei e comecei a gostar da matéria, a ver com outros olhos, me envolvi com o projeto da Manhã Literária e eu digo que a literatura já faz parte da minha vida. Vou levar essa experiência ao longo da minha vida, pretendendo aprender mais e mais com a professora.
(Letícia – 1M1)

“Durante a unidade (1ª) pude aprender uma coisa nova que foi a literatura. Eu nunca tinha aprofundamento tanto um assunto assim. A literatura abriu as portas da minha mente e as palavras me levaram a navegar em outros mundos. Isso tudo aconteceu com a ajuda da professora que falava com a alma, com seu coração, isso a gente percebia, e de a oportunidade única que nenhum outro professor tinha dado, de apresentar um trabalho até trazendo artista de fora para nós conhecermos.”
(Tatiane Ribeiro – 1M1)

“Nessa unidade (1ª), no início eu achei chata, sem graça, porque a professora só falava de poemas, de poesias e pensamentos de Mário Quintana e José Saramago. Depois percebi que tudo aquilo era ilusão de minha cabeça, besteira minha porque tudo aquilo era literatura e foi daí que eu comecei a me interessar e graças à professora. Eu aprendi que literatura não é só ler, escrever e interpretar textos, mas , sim você ler , pensar, a partir das palavras. Eu li e ouvi muito sobre Mário Quintana e José Saramago e eles fizeram com que eu gostasse de literatura.
A Manhã Literária foi bem organizada e incentivou muito os alunos , até aqueles que não queriam nada. Ser Pillar, mulher de Saramago, na Manhã Literária foi um incentivo muito grande. Professora, a senhora transformou a minha vida em arte. Sou muito grata à senhora, e jamais irei esquecer tudo que aprendi com as suas aulas.
(Luana Pereira Santos -1M1)

“Fiquei muito surpreendida com o meu primeiro encontro com a literatura. Sentia uma necessidade de ir a fundo no universo das palavras e não tinha tido essa oportunidade. Adorei os momentos literários com a professora. Ela se ofereceu para nos abrirmos, abrir os nossos olhos, ouvidos e cabeça para perceber o mundo das palavras, assim como um bebê que quando abre os olhos para ver o mundo. Pela primeira vez. Ela foi responsável pela minha abertura para a literatura. Gostei de conhecer os escritores, poetas: Mário Quintana José Saramago e Ferreira Gullar, grandes pensadores que viveram e tiveram experiências admiráveis! Agora que já conheço , gosto de literatura e pretendo continuar a explorar esse novo mundo.
( Leidyana Santos da Silva – 1M1).

“Quando começamos o projeto de literatura eu não estava muito entusiasmado e envolvido, mas quando a professora me deu o poema “Sentimental”, eu me identifiquei com o projeto e para nós apresentar tudo no pátio era um desafio. Foi muito cansativo para a professora porque alguns alunos não queriam ficar de fora e ela queria que todos se envolvessem. Quase na véspera, o aluno Arthur da 1M1 desistiu de apresentar-se como José de Saramago , daí a professora me convidou , eu aceitei, apesar de ficar com medo de não conseguir apresentar bem, mas foi muito bom porque eu conheci heróis da literatura que até então não tinha conhecido e adorei conhecer esses três “monstros “ da literatura: Mário Quintana, José Saramago e Ferreira Gullar. Jan e a professora Iolanda tiveram uma participação importante na Manhã Literária porque mostraram o seu trabalho, como faziam e nos fez conhecer um pouco mais da arte de Itabuna e isso foi muito importante para mim. A Manhã Literária me fez conhecer ícones da literatura, eu gostei bastante, por isso agradeço à professora por tudo!”
( Romano 1M2).

“Por incentivo da professora, trazendo coisas novas e boas para as aulas, incentivando-nos a ouvir as leituras, também ler, pensar, refletir, eu criei um pensamento : no show da vida temos que cultivar os amigos porque senão o show acaba e não tem platéia para aplaudir “
(Ana Karolina Evangelista Souza Santos – 1M2)









Um comentário:

  1. Parabéns a todos os alunos, alunas, pessoas que se envovleram nesse Projeto tão significativo para todos nós!

    ResponderExcluir