Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEITURA "QUE TAL LER?" - PALAVRAS DA COORDENADORA DO PROJETO


Acredito que muitos de nós passamos por acontecimentos especiais na vida e estes são tão grandiosos que nos faltam as palavras certas para agradecer. Sabe, ainda estou cheia dos lindos sentimentos que tomaram conta de mim quando atravessei os portões do Médici e vi um sonho antigo, um projeto de leitura gestado em 2008 e criado pelos professores de língua portuguesa de nossa escola acontecendo, o “Que tal, ler?” um convite, apenas um convite a nossa comunidade para apropriar-se de uma necessidade que para mim é tão vital quanto comer, dormir e amar: a necessidade de ler.
Sabemos da natureza dos convites... Eles são chamados, nunca imposições. Convidamos e esperamos que aqueles que chamamos partilhem conosco desejos, objetivos e sonhos. E os alunos, professores, coordenação e direção aceitaram este convite e fizeram acontecer este projeto de maneira muito bela; cada um destes protagonistas realizou um importante trabalho para a construção da escola que sempre quisemos, uma escola viva, com gente que vibra e se envolve, que não só semeia sonhos, mas que os rega, cuida e alimenta pra que virem flor e fruto.
E vi tanta flor e fruto neste dia! Um sarau promovido pelo Clube do Poeta no pátio da escola que com certeza sacudiu todos que o assistiram, com seus poemas fortes que falavam do nosso cotidiano de alunos, professores e habitantes da cidade de Itabuna. E as salas temáticas, quanta originalidade! O pessoal do Lendo Poesia que decorou seu espaço com poemas produzidos pelos nossos meninos e flores que com certeza foram colhidas nos quatro cantos da Califórnia, além de apresentar muito bem seus textos. Já o pessoal do Lendo Prosa, chegou pra dizer que sabe faze e acontecer, apresentaram sua versão dos livros As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley e Reinações de Narizinho com a forca de quem faz a diferença! E Lendo Teatro? Apresentaram nada mais nada menos que um trecho de A Megera Domada de Shakespeare, peça na qual a novela O Cravo e a Rosa se inspirou. Achou pouco? Os meninos do Lendo Filme arrasaram produzindo seu próprio curta- metragem, Morte na Pensão bombou!!! com direito a mestre de cerimônia e pipoca pra entrar no clima da sétima arte! O Lendo Música fez uma apresentação primorosa que uniu apresentações ao vivo de nossos alunos cantores e bailarinos que a cada ritmo apresentado em canto uma coreografia linda aparecia. E o Lendo na Internet? A sala toda decorada como se fosse a própria página do face, os alunos cobrindo o evento e postando tudo automaticamente na rede, curtindo e compartilhando nosso projeto pro mundo inteiro ver!!!
E o que dizer do turno da tarde? Força, foco e organização resumem a atuação dos nossos guerreiros do Vespertino. Temas dominados com maestria, trabalho conduzido com consistência! Como me tocou ver os meninos encantados pela poesia declamada em suas vozes infantis Lindo, lindo ouvir “A Casa “de Vinicius de Moraes ( e a casa que eles construíram, coisa mais linda!) “Ou Isto ou Aquilo” e as lindas e poderosas professoras madrinhas também recitando , além de poema recitado na Língua Brasileira de Sinais! As fábulas contadas pelos meninos do lendo prosa foram fenomenais! Amei demais. Lendo Filmes trabalhou com “O Pequeno Príncipe” em forma de animação, de maneira simples, linda , comovente! E que cartazes lindos decoraram a sala! Lendo Música nos surpreendeu com um coral! Lindo os meninos cantando o hino da escola, Tempos Modernos de Lulu Santos e Vagalumes da banda Pollo, que faz parte da trilha da novela Sangue Bom! Lendo na Internet também arrasou na decoração e interatividade nas redes sociais também foi a tônica nesta sala.
Diante deste panorama tão lindo que tenho eu mais a escrever? Eu, que sou uma mulher da fala ( meu chacra principal é o laríngeo), quem me conhece sabe que me expresso melhor através da oralidade, escrevendo sempre fica diferente. Mas quero deixar aqui meus mais calorosos, sinceros, amorosos agradecimentos a meus amadinhos alunos e queridíssimos colegas pelo empenho, dedicação e amor dedicados ao nosso projeto. É isso... vamos sonhar juntos pois, como nos disse Raul Seixas, ”Sonho que sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...”


Beijos, beijos, beijos!


Professora Adriana Gláucia
Coordenadora do Projeto "QUE TAL LER?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário