O projeto Revitalização das Escolas se constitui em uma ação intersetorial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que mobiliza os gestores das Unidades Escolares Estaduais e as comunidades escolares e locais, com a proposta de fortalecer a relação escola-comunidade e estimular o planejamento pedagógico. A partir da decisão em conjunto do objeto de intervenção a ser revitalizado na unidade escolar, seja ele da área pedagógica ou da rede física, as comunidades escolares e locais encontram, conjuntamente, as soluções para a melhoria da qualidade do aprendizado e do ambiente da escola, envolvendo assim “Todos pela Escola”.
Objetivos
• Estimular a participação das comunidades escolar e local na gestão da escola;
• Melhorar a articulação escola – família – comunidade;
• Reduzir a evasão escolar;
• Aumentar a atratividade da escola para a comunidade escolar;
• Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
Etapas
O projeto Revitalização das Escolas está dividido em etapas que são desenvolvidas pela Secretaria da Educação, pela DIREC e pelas escolas, conforme descrito abaixo:
• Articulação entre a SEC e a DIREC a fim de organizar a apresentação do projeto às unidades escolares e o acompanhamento a sua execução (ação da SEC);
• Apresentação do projeto aos gestores escolares (ação da SEC / DIREC);
• Reunião(ões) com as comunidades escolar e local para apresentação do projeto (ação da escola);
• Realização do diagnóstico da escola conjuntamente com a comunidade escolar e local para definição do objeto a ser revitalizado (ação da escola);
• Elaboração e entrega do plano de trabalho – ata, diagnóstico, cotações, fotos do antes, (ação da escola);
• Análise do plano de trabalho para liberação do recurso (ação da DIREC e da SEC);
• Elaboração do cronograma de trabalho (ação da escola);
• Execução das atividades de intervenção (ação da escola);
• Acompanhamento das atividades do projeto (ação da DIREC e da SEC);
• Registro fotográfico do antes, durante e depois (ação da escola);
• Entrega do relatório final com registro fotográfico e cópia da prestação de contas do projeto (ação da escola);
• Realização de um seminário para avaliação do projeto e apresentação dos resultados verificados nas UEEs (ação da SEC);
• Participação no seminário de avaliação do projeto (ação da escola).
Documentos para adesão
Para a liberação do recurso é necessário encaminhar para a DIREC os seguintes documentos:
• Termo de compromisso;
• Ata das reuniões realizadas com as comunidades escola e local;
• Diagnóstico do objeto e justificativa;
• Cotações;
• Fotos do objeto a ser revitalizado.
• Finalizada a execução do projeto, as unidades escolares deverão encaminhar a SUPAV / Coordenação de Acompanhamento da Rede Escolar um relatório constituído de cópia da prestação de contas do projeto e fotos do objeto antes de ser revitalizado e depois.
Vale ressaltar, que a Equipe Gestora do Colégio Estadual Presidente Médici já encaminhou para a DIREC 7 todos os documentos acima solicitados para a adesão do Projeto de Revitalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário