Powered By Blogger

sábado, 31 de agosto de 2013

A EQUIPE GESTORA DO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICI FAZ A ADESÃO DO PROJETO REVITALIZAÇÃO DAS ESCOLAS

O projeto Revitalização das Escolas se constitui em uma ação intersetorial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que mobiliza os gestores das Unidades Escolares Estaduais e as comunidades escolares e locais, com a proposta de fortalecer a relação escola-comunidade e estimular o planejamento pedagógico. A partir da decisão em conjunto do objeto de intervenção a ser revitalizado na unidade escolar, seja ele da área pedagógica ou da rede física, as comunidades escolares e locais encontram, conjuntamente, as soluções para a melhoria da qualidade do aprendizado e do ambiente da escola, envolvendo assim “Todos pela Escola”.

Objetivos

• Estimular a participação das comunidades escolar e local na gestão da escola;
• Melhorar a articulação escola – família – comunidade;
• Reduzir a evasão escolar;
• Aumentar a atratividade da escola para a comunidade escolar;
• Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Etapas

O projeto Revitalização das Escolas está dividido em etapas que são desenvolvidas pela Secretaria da Educação, pela DIREC e pelas escolas, conforme descrito abaixo:
• Articulação entre a SEC e a DIREC a fim de organizar a apresentação do projeto às unidades escolares e o acompanhamento a sua execução (ação da SEC);
• Apresentação do projeto aos gestores escolares (ação da SEC / DIREC);
• Reunião(ões) com as comunidades escolar e local para apresentação do projeto (ação da escola);
• Realização do diagnóstico da escola conjuntamente com a comunidade escolar e local para definição do objeto a ser revitalizado (ação da escola);
• Elaboração e entrega do plano de trabalho – ata, diagnóstico, cotações, fotos do antes, (ação da escola);
• Análise do plano de trabalho para liberação do recurso (ação da DIREC e da SEC);
• Elaboração do cronograma de trabalho (ação da escola);
• Execução das atividades de intervenção (ação da escola);
• Acompanhamento das atividades do projeto (ação da DIREC e da SEC);
• Registro fotográfico do antes, durante e depois (ação da escola);
• Entrega do relatório final com registro fotográfico e cópia da prestação de contas do projeto (ação da escola);
• Realização de um seminário para avaliação do projeto e apresentação dos resultados verificados nas UEEs (ação da SEC);
• Participação no seminário de avaliação do projeto (ação da escola).

Documentos para adesão

Para a liberação do recurso é necessário encaminhar para a DIREC os seguintes documentos:
• Termo de compromisso;
• Ata das reuniões realizadas com as comunidades escola e local;
• Diagnóstico do objeto e justificativa;
• Cotações;
• Fotos do objeto a ser revitalizado.
• Finalizada a execução do projeto, as unidades escolares deverão encaminhar a SUPAV / Coordenação de Acompanhamento da Rede Escolar um relatório constituído de cópia da prestação de contas do projeto e fotos do objeto antes de ser revitalizado e depois.
Vale ressaltar, que a Equipe Gestora do Colégio Estadual Presidente Médici já encaminhou para a DIREC 7 todos os documentos acima solicitados para a adesão do Projeto de Revitalização.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEITURA "QUE TAL LER?" - PALAVRAS DA COORDENADORA DO PROJETO


Acredito que muitos de nós passamos por acontecimentos especiais na vida e estes são tão grandiosos que nos faltam as palavras certas para agradecer. Sabe, ainda estou cheia dos lindos sentimentos que tomaram conta de mim quando atravessei os portões do Médici e vi um sonho antigo, um projeto de leitura gestado em 2008 e criado pelos professores de língua portuguesa de nossa escola acontecendo, o “Que tal, ler?” um convite, apenas um convite a nossa comunidade para apropriar-se de uma necessidade que para mim é tão vital quanto comer, dormir e amar: a necessidade de ler.
Sabemos da natureza dos convites... Eles são chamados, nunca imposições. Convidamos e esperamos que aqueles que chamamos partilhem conosco desejos, objetivos e sonhos. E os alunos, professores, coordenação e direção aceitaram este convite e fizeram acontecer este projeto de maneira muito bela; cada um destes protagonistas realizou um importante trabalho para a construção da escola que sempre quisemos, uma escola viva, com gente que vibra e se envolve, que não só semeia sonhos, mas que os rega, cuida e alimenta pra que virem flor e fruto.
E vi tanta flor e fruto neste dia! Um sarau promovido pelo Clube do Poeta no pátio da escola que com certeza sacudiu todos que o assistiram, com seus poemas fortes que falavam do nosso cotidiano de alunos, professores e habitantes da cidade de Itabuna. E as salas temáticas, quanta originalidade! O pessoal do Lendo Poesia que decorou seu espaço com poemas produzidos pelos nossos meninos e flores que com certeza foram colhidas nos quatro cantos da Califórnia, além de apresentar muito bem seus textos. Já o pessoal do Lendo Prosa, chegou pra dizer que sabe faze e acontecer, apresentaram sua versão dos livros As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley e Reinações de Narizinho com a forca de quem faz a diferença! E Lendo Teatro? Apresentaram nada mais nada menos que um trecho de A Megera Domada de Shakespeare, peça na qual a novela O Cravo e a Rosa se inspirou. Achou pouco? Os meninos do Lendo Filme arrasaram produzindo seu próprio curta- metragem, Morte na Pensão bombou!!! com direito a mestre de cerimônia e pipoca pra entrar no clima da sétima arte! O Lendo Música fez uma apresentação primorosa que uniu apresentações ao vivo de nossos alunos cantores e bailarinos que a cada ritmo apresentado em canto uma coreografia linda aparecia. E o Lendo na Internet? A sala toda decorada como se fosse a própria página do face, os alunos cobrindo o evento e postando tudo automaticamente na rede, curtindo e compartilhando nosso projeto pro mundo inteiro ver!!!
E o que dizer do turno da tarde? Força, foco e organização resumem a atuação dos nossos guerreiros do Vespertino. Temas dominados com maestria, trabalho conduzido com consistência! Como me tocou ver os meninos encantados pela poesia declamada em suas vozes infantis Lindo, lindo ouvir “A Casa “de Vinicius de Moraes ( e a casa que eles construíram, coisa mais linda!) “Ou Isto ou Aquilo” e as lindas e poderosas professoras madrinhas também recitando , além de poema recitado na Língua Brasileira de Sinais! As fábulas contadas pelos meninos do lendo prosa foram fenomenais! Amei demais. Lendo Filmes trabalhou com “O Pequeno Príncipe” em forma de animação, de maneira simples, linda , comovente! E que cartazes lindos decoraram a sala! Lendo Música nos surpreendeu com um coral! Lindo os meninos cantando o hino da escola, Tempos Modernos de Lulu Santos e Vagalumes da banda Pollo, que faz parte da trilha da novela Sangue Bom! Lendo na Internet também arrasou na decoração e interatividade nas redes sociais também foi a tônica nesta sala.
Diante deste panorama tão lindo que tenho eu mais a escrever? Eu, que sou uma mulher da fala ( meu chacra principal é o laríngeo), quem me conhece sabe que me expresso melhor através da oralidade, escrevendo sempre fica diferente. Mas quero deixar aqui meus mais calorosos, sinceros, amorosos agradecimentos a meus amadinhos alunos e queridíssimos colegas pelo empenho, dedicação e amor dedicados ao nosso projeto. É isso... vamos sonhar juntos pois, como nos disse Raul Seixas, ”Sonho que sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...”


Beijos, beijos, beijos!


Professora Adriana Gláucia
Coordenadora do Projeto "QUE TAL LER?"

domingo, 25 de agosto de 2013

O COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICI COMEMOROU O DIA DO ESTUDANTE COM HOMENAGENS AOS ALUNOS

No dia 10 de agosto (sexta-feira), o Colégio Estadual Presidente Médici comemorou o Dia do Estudante. Na ocasião, a equipe gestora e o corpo docente da escola realizaram a entrega dos certificados de Menção Honrosa aos alunos que se destacaram em frequência e rendimento escolar em 2013.
Este momento foi muito importante para a escola, pois além de lembrar a data, as atividades propostas serviram para homenagear os nossos alunos, além de contribuir para fortalecer a relação entre o corpo discente, professores e funcionários.
Para esta ocasião, elaborou-se uma programação variada para os três turnos. Para o diurno, a direção e professores organizaram gincanas e atividades divertidíssimas no pátio central, que foram finalizadas com a entrega dos certificados de Menção honrosa. Para os alunos do noturno, foram planejadas atividades em sala de aula e a entrega dos certificados.

sábado, 24 de agosto de 2013

AGRADECIMENTOS - PROFESSORA RAIMUNDA SANTANA (RAY)


Agradecimentos à Prof. Diretora Magali, Prof Celia Menezes Menezes, funcionários, professores... os coordenadores e articuladores das áreas... enfim, esse é um sentimento do meu coração , na travessia da realização do Projeto, as pessoas que dão passagem, que abrem alas para que aconteça, não é Adriana Ramos...

HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS OU CONJURAÇÃO BAIANA DE 1798


Os nomes dos líderes da Revolta dos Búzios foram inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais em 4 de março de 2011, mais de 200 anos após a morte deles. Esses heróis são símbolos do movimento que influenciou fortemente os ideais libertários dos brasileiros em uma época em que os direitos contrastavam com a precária condição de vida do povo negro.
O grande marco do movimento foi a articulação de grupos mais pobres da população baiana para defender propostas que realmente os representassem. A conspiração surgiu das discussões promovidas pela Academia dos Renascidos e foi apoiada pelas mais diversas classes sociais, tornando-se um dos primeiros movimentos populares da história do país. O movimento tinha por princípios a emancipação da colônia e a abolição da escravidão na busca por uma república democrática. O sonho, porém, foi realizado apenas 147 anos depois.

Saiba quem são os heróis da Revolta dos Búzios:

João de Deus do Nascimento (1761 – 1799)

Filho de mulata alforriada com português, João de Deus nasceu em Salvador. Inconformado com a situação de miséria da colônia, participou de reuniões secretas, juntamente com estudantes, comerciantes, intelectuais, soldados e artesãos. Ao tomar conhecimento da Revolução Francesa, passou a discutir os ideais liberais e as possibilidades de sua aplicação no Brasil.

Lucas Dantas de Amorim Torres (1775 – 1799)

Pardo, escravo liberto, soldado e marceneiro, Lucas Dantas foi o responsável pela reunião de representantes das mais diversas classes sociais para debater sobre a liberdade e a independência do povo baiano.

Manuel Faustino Santos Lira (1781 – 1799)

Filho de escrava liberta e pai desconhecido, Manuel Lira também nasceu em Salvador. Foi um dos primeiros suspeitos pela autoria de panfletos anônimos que conclamavam a população a defender a “República Bahiense”.

Luís Gonzaga das Virgens e Veiga (1763 – 1799)

Soldado, negro, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga era o mais letrado entre os líderes da revolta. Descendia de portugueses e crioulos. Sentiu e expressou o sentimento de revolta contra o preconceito de cor dominante no seu tempo. Foi autor do mais polêmico manifesto feito durante o movimento.




Fonte: http://www.palmares.gov.br/2012/08/214-anos-da-revolta-dos-buzios-a-luta-pela-igualdade-brasileira/

A CONJURAÇÃO BAIANA DE 1798


O QUE FOI?

Também conhecida como Revolta dos Búzios e Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

CAUSAS

- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.
- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

OBJETIVOS

 - Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
 - Defendiam a implantação da República;
- Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;
- Aumento de salários para os soldados.

LÍDERES

- Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.
- Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.
- Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

QUEM PARTICIPOU?

- O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

A REVOLTA

A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.
O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.

VOCÊ SABIA?

- A Conjuração Baiana é também chamada de Revolta dos Alfaiates, pois muitos destes profissionais participaram do movimento.




Fonte: http://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O QUE É FOLCLORE?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
 
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
 
Boitatá
 
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
 
Boto
 
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
 
Curupira
 
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
 
Lobisomem
 
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
 
Mãe-D'água
 
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
 
Corpo-seco
 
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
 
Pisadeira
 
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
 
Mula-sem-cabeça
 
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
 
Mãe-de-ouro
 
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
 
Saci-Pererê
 
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
 
Comadre Florzinha
 
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.
 
Curiosidades:
 
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore. - Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

DIA DO FOLCLORE

Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.
O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.
Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.
Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.


Por Jussara de Barros

terça-feira, 20 de agosto de 2013

‘ÁGUA EM PÓ’ PODE TORNAR A SECA UM PROBLEMA DO PASSADO

Produto patenteado por mexicano promete armazenar a água e liberá-la aos poucos para regar plantações.
 
BBC Brasil
 
Enquanto a ONU afirma que a maior parte da água usada no planeta vai para a irrigação, pesquisadores estão desenvolvendo uma série de ideias para fazer render mais a água utilizada na agricultura.
Nas últimas semanas, muitos se empolgaram com um produto que afirmam ter potencial para superar o desafio global de se cultivar em condições áridas.
Denominado 'Chuva Sólida', ele é um pó capaz de absorver enormes quantidades de água e ir liberando o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver em meio a uma seca.
Um litro de água pode ser absorvido por apenas 10 gramas do material, que é um tipo de polímero absorvente orginalmente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
Nos anos 1970, o USDA desenvolveu um produto superabsorvente feito de um tipo de goma. Ele foi usado principalmente na fabricação de fraldas.
 
Potencial
 
Mas um engenheiro químico mexicano chamado Sérgio Jesus Rico Velasco via no produto um potencial que ia além de deixar bebês sequinhos.
Ele então desenvolveu e patenteou uma versão diferente da fórmula, que pode ser misturada com o solo para reter a água.
O engenheiro vem vendendo a 'Chuva Sólida' no México há cerca de 10 anos. Sua empresa afirma que o governo mexicano testou o produto e concluiu que a colheita poderia ser ampliada em 300% quando ele era misturado ao solo.
Segundo Edwin González, vice-presidente da empresa Chuva Sólida, o produto agora vem atraindo um interesse cada vez maior, já que crescem os temores por falta de água.
'Ele funciona encapsulando água e pode durar 8 a 10 anos no solo, dependendo da qualidade da água. Se você usar água pura, ele dura mais.'
A empresa recomenda usar cerca de 50 quilos do produto por hectare (10 mil metros quadrados), mas essa quantia custa cerca de US$ 1.500 (o equivalente a R$ 3.500).
Segundo Gonzalez, a 'Chuva Sólida' é natural e não prejudica o solo, mesmo após ser usada por vários anos. Ele afirma que o produto não é tóxico e que, ao se desintegrar, o pó se torna parte das plantas. 'Sem evidências'
No entanto, nem todos estão convencidos de que a 'Chuva Sólida' é uma solução válida para o problema da seca.
A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, afirma que esses produtos não são novidade. 'E não há evidência científica que sugira que eles armazem água por um ano.', disse ela à BBC.
'Outro problema prático é que esse gel pode também causar problemas. Isso porque à medida que eles secam, ele vai sugando a água ao redor dele mais vigoorosamente. E assim ele desvia a água que iria para a raiz das plantas.'
Segundo ela, usar adubo de lascas de madeira produz o mesmo efeito e é significantemente mais barato.
González, no entanto, tem uma opinião diferente: 'Os outros concorrentes não duram três ou quatro anos. Os únicos que duram tanto são os que usam sódio em suas formulas, mas eles não absorvem tanto.
Apesar do fato de que a ciência ainda não estar totalmente confiante nos benefícios de produtos como esse, González afirma que sua empresa recebeu milhares de pedidos vindos de locais áridos, inluindo Índia e Austrália. Ele também recebeu encomendas da Grã-Bretanha, onde secas não chegam a ser um problema.
 
BBC Brasil
 
 
  Fonte: http://t.noticias.br.msn.com/mundo/%c3%a1gua-em-p%c3%b3-pode-tornar-a-seca-um-problema-do-passado-1

domingo, 11 de agosto de 2013

ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICI "41 ANOS OFERECENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”

Hoje, dia 11 de agosto o Colégio Estadual Presidente Médici comemora 41 anos de fundação. Esse colégio contribuiu e continua a contribuindo para uma educação de qualidade, pois possui uma equipe de profissionais qualificados, servindo bem a comunidade da Califórnia e os bairros circunvizinhos.
 
Parabéns, Colégio Estadual Presidente Médici!

 
Equipe Médici.

SEU DIA, ESTUDANTE!


Esse dia é somente seu! Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos. O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidades. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade. É certo, então, que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar nesta data. Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?



Fonte: http://www.mensagenscomamor.com/

COMEMORA-SE NESTE DOMINGO, DIA 11 DE AGOSTO O “DIA DO ESTUDANTE”

Não importa qual seja o seu estilo, hoje é seu dia! Parabéns Estudante!
 
EQUIPE MÉDICI

COMEMORA-SE HOJE, O DIA DOS PAIS


O "Dia dos Pais" no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes.
A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.
Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José.
A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.
Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.
 
 
 
 

sábado, 10 de agosto de 2013

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS - FÁBIO JR. - PAI


MÚSICA "PAI" DE FÁBIO JR


Pai
Pode ser que daqui algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez

Pai
Pode ser que dai você sinta
Qualquer coisa entre esses 20 ou 30
Longos anos em busca de paz

Pai
Pode crer eu vou bem eu tô indo
Tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer
Pai Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você

Pai
Senta aqui que o jantar tá mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida
Onde vida só paga pra ver

Pai
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos seus braços você fez segredo
Nos seus passos você foi mais eu, eu, eu

Pai
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
E pedir pra você ir lá em casa
E brincar com vovô com meu filho
No tapete da sala de estar

Pai
Você foi meu herói, meu bandido
Hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você, nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai
Paz

A 2º FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA ACONTECERÁ NA TARDE DE HOJE


Os alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2013 deverão comparecer ao Colégio hoje, dia 10 de agosto, às 13h para realização da prova.
 
Veja abaixo a relação de alunos:
79591 ADSON DOS SANTOS TEIXEIRA 1ª Série Médio
79592 ALANA OLIVEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79662 ALICIA STHEFANE OLIVEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79795 AMANDA NASCIMENTO XAVIER 1ª Série Médio
79796 AMANDA SANTOS COSTA 1ª Série Médio
79664 ANA CLAUDIA FERREIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
80029 ANDRESSA FRANÇA DE OLIVEIRA 1ª Série Médio
79668 ANDREZA DE JESUS COELHO 1ª Série Médio
79594 ANDREZA SILVA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79805 ANE CAROLINE DOS SANTOS CARVALHO 1ª Série Médio
79731 AYALA DOS SANTOS OLIVEIRA 1ª Série Médio
79672 BRUNA STEFANY REIS BARBOSA 1ª Série Médio
79598 CAIO MURILO SANTANA NASCIMENTO 1ª Série Médio
90879 CALIANE SOUZA TAVARES 1ª Série Médio
79599 CAMILA OLIVEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79807 CAMILLA SOUZA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79673 CAROLINE SOUZA SANTOS 1ª Série Médio
79674 CATARINA MARTINS DE SOUZA 1ª Série Médio
79863 CLAUDIA MIRANDA SANTOS 1ª Série Médio
80031 CLEITON SILVA DA CRUZ 1ª Série Médio
79867 COSME DO AMPARO SILVA 1ª Série Médio
79869 CRISTIANE PEREIRA DE SOUZA 1ª Série Médio
79956 CRISTIANE SOUSA DE ANDRADE 1ª Série Médio
79820 CRISTIELLY ALVES DOS SANTOS 1ª Série Médio
79740 DAVIDSON BRUNO SILVA SALES 1ª Série Médio
80033 DÉBORA LOPES NASCIMENTO 1ª Série Médio
79917 DEBORA MENDES DE SENA 1ª Série Médio
79741 DEISIANE FERREIRA SANTANA 1ª Série Médio
79682 ELAINE LIRIO RIBEIRO 1ª Série Médio
79962 ELICLEUDE OLIVEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79872 EMILLY CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO 1ª Série Médio
79684 EMMANUELLY FONSECA GUEDES 1ª Série Médio
79609 ERLANE DE ASSIS SANTOS 1ª Série Médio
79826 FABIO ANSELMO DOS SANTOS 1ª Série Médio
90803 FELIPE DIAS SANTOS 1ª Série Médio
80037 FERNANDA GOMES DE LIMA 1ª Série Médio
79829 FERNANDA SANTOS SANTANA 1ª Série Médio
79611 FILIPE DANTAS DOS SANTOS 1ª Série Médio
79520 FLAVIA NUNES SANTOS 1ª Série Médio
79613 GABRIELA FERREIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79616 GIULLIA OLIVEIRA DE SOUZA 1ª Série Médio
79877 HELIO SOUSA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79617 HUGO OLIVEIRA SANTOS 1ª Série Médio
79757 INDYARA CRUZ NASCIMENTO 1ª Série Médio
79789 INGRID CRISTINA DOS SANTOS VASCONCELOS 1ª Série Médio
79924 ISABEL FERREIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79619 ISLANA DIAS DOS SANTOS 1ª Série Médio
79841 JANARA ALVES SANTOS 1ª Série Médio
79688 JEMIMA VASCONCELOS BRANDÃO DE ANDRADE 1ª Série Médio
79879 JESSICA SANTOS OLIVEIRA 1ª Série Médio
79622 JEYEL DA CONCEIÇÃO SOUZA 1ª Série Médio
79759 JOÃO DE JESUS LEAL 1ª Série Médio
79624 JONATHAS MARIS DO NASCIMENTO SANTOS 1ª Série Médio
80045 JORGE MATEUS CALIXTO MOREIRA 1ª Série Médio
79948 JORGENILDO YURI PINTO OLIVEIRA SANTOS 1ª Série Médio
79980 JOSADACK SOUZA LIMA 1ª Série Médio
79881 JOSÉ VÍTOR SANTOS 1ª Série Médio
79539 JOSINETE BRITO DOS SANTOS 1ª Série Médio
79696 KAIQUE SANTOS COSTA 1ª Série Médio
79626 KARINA VIEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79985 LARIANE DE OLIVEIRA GAMA 1ª Série Médio
79632 LARISSA DOS SANTOS MENEZES 1ª Série Médio
79546 LARISSA DOS SANTOS SAMPAIO 1ª Série Médio
79987 LEANDRO TEIXEIRA DA SILVA 1ª Série Médio
79770 LEILIANE RODRIGUES NASCIMENTO 1ª Série Médio
79705 LEONILDO SANTOS SOARES 1ª Série Médio
79708 LIGIA AMARAL DA SILVEIRA 1ª Série Médio
79845 LUAN NASCIMENTO SILVA 1ª Série Médio
79932 LUCINEIDE SANTANA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79640 LUIZA GONSALVES DOS SANTOS 1ª Série Médio
80052 LUZIMARA DE JESUS OLIVEIRA 1ª Série Médio
79886 MAIANE SANTANA SANTOS 1ª Série Médio
79933 MAIKO ALMEIDA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79997 MARIA CONCEIÇÃO DA SILVA AMORIM 1ª Série Médio
79887 MARIA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA SANTOS 1ª Série Médio
79850 MARISTELA SOUZA SANTOS 1ª Série Médio
79551 MARLEY SANTOS CORREIA 1ª Série Médio
79851 MAXSUEL TIMOTEO DOS SANTOS 1ª Série Médio
80053 MICHAEL SOUSA NASCIMENTO 1ª Série Médio
79935 MILENA DE JESUS SANTOS 1ª Série Médio
79713 MILENA MATOS SANTOS 1ª Série Médio
79552 NEI PAIVA DOS SANTOS 1ª Série Médio
80058 NICE DA SILVA NOGUEIRA 1ª Série Médio
80059 OBEDES SIQUEIRA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79555 PATRICIO PEREIRA RODRIGUES SANTOS 1ª Série Médio
79557 PATRICK ANDERSON SANTOS DO CARMO 1ª Série Médio
79643 QUEROLLE DUARTE RODRIGUES SANTOS 1ª Série Médio
79644 RAFAEL CORTES DOS SANTOS 1ª Série Médio
79572 RAÍ REIS DA SILVA 1ª Série Médio
79857 SÁDILA JIDELY REIS VITOR DO ESPIRITO SANTO 1ª Série Médio
79647 SERGIO ROCHA DOS SANTOS 1ª Série Médio
79716 SHERON LEE DE ALMEIDA TELLES 1ª Série Médio
79895 SILVANILDA MACHADO DE OLIVEIRA 1ª Série Médio
79717 TAINA SANTOS LIMA 1ª Série Médio
79650 TAUANE MENDES PEREIRA 1ª Série Médio
79653 TAYNA PACHECO DE OLIVEIRA 1ª Série Médio
80064 VALDINEI DE JESUS OLIVEIRA 1ª Série Médio
80065 VALERIA SILVA DA CRUZ 1ª Série Médio
79723 VANESSA CARDOSO DOS SANTOS 1ª Série Médio
79581 WEMERSON DA SILVA SANTOS 1ª Série Médio
79656 WENDERSON FERREIRA SANTOS 1ª Série Médio
80066 WENDY ANDRADE FONSECA 1ª Série Médio
79859 WESLEY LUZ DOS SANTOS 1ª Série Médio
80408 BEATRIZ ARAÚJO DA ANUNCIAÇÃO 2ª Série Médio
80333 CAIO DOMICIANO OLIVEIRA 2ª Série Médio
80703 CAROLINA GALDINO SANTOS 2ª Série Médio
80814 CONCEIÇÃO BRANDÃO DO NASCIMENTO 2ª Série Médio
 80335 CRISLEY GOES SANTOS 2ª Série Médio
80338 CRISTOVÃO LUIS DA SILVA FERNANDES FILHO 2ª Série Médio
80704 CYBELLE RAMOS DOS SANTOS 2ª Série Médio
80799 DANIELA MACÊDO SILVA 2ª Série Médio
80416 DAYANA NASCIMENTO DA SILVA 2ª Série Médio
80341 DHIMILY FERREIRA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80345 DIEGO SOUZA TAVARES 2ª Série Médio
80707 EDIENE DE JESUS CERQUEIRA 2ª Série Médio
80480 EDNILSON SOUZA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80417 FABIO HENRIQUE NASCIMENTO SANTOS 2ª Série Médio
80227 FELIPE TADEU DE JESUS SANTOS 2ª Série Médio
80156 FRANCIELE DA SILVA BORGES 2ª Série Médio
80351 GABRIEL MENEZES DE OLIVEIRA 2ª Série Médio
80769 GILMARA NASCIMENTO REIS 2ª Série Médio
80304 GRACIELE SILVA SANTOS 2ª Série Médio
80362 ITALO SAMPAIO DANTAS 2ª Série Médio
80423 JACQUELINE GONÇALVES SANTOS 2ª Série Médio
80222 JEAN LIMA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80220 JOCIEL LOUP FERREIRA 2ª Série Médio
80163 JOHN ERI SANTOS OLIVEIRA 2ª Série Médio
80428 JOSÉ LEVINO DE SOUZA PANTA 2ª Série Médio
80441 KAISA FERNANDA VIEIRA SANTOS 2ª Série Médio
80370 KATIANE REIS DA SILVA 2ª Série Médio
80721 KRISLLANE DOS SANTOS LOPES 2ª Série Médio
80567 LAERCIO PEREIRA AMARAL 2ª Série Médio
80430 LAIS BORGES SILVA 2ª Série Médio
80371 LAIS SILVA BARBOSA 2ª Série Médio
80173 LEONARDO MELO DOS SANTOS 2ª Série Médio
80381 LUANA SOUZA BARBOSA 2ª Série Médio
80433 LUCAS DE SOUZA NASCIMENTO 2ª Série Médio
80782 LUCIMAR SOUSA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80842 LUCINEIA VIEIRA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80434 MARCOS PAULO SANTOS DO ESPIRITO SANTO 2ª Série Médio
80845 MARIA EDILEUSA SILVA MENDES 2ª Série Médio
80435 MARYANA DOS SANTOS PEREIRA 2ª Série Médio
80784 MATEUS DE JESUS ARCANJO DA SILVA 2ª Série Médio
80388 MATHEUS SILVA SOARES 2ª Série Médio
80785 MICHELE COSTA CUNHA 2ª Série Médio
80437 MICHELE DE JESUS SANTOS 2ª Série Médio
80786 NADSON PAIXÃO DE OLIVEIRA 2ª Série Médio
80729 NAIARA SILVA OLIVEIRA 2ª Série Médio
80850 NORMA LUCIA ASSIS ALVES 2ª Série Médio
80438 PALOMA SANTOS CORTES 2ª Série Médio
80741 PATRICIA ALVES DOS SANTOS 2ª Série Médio
80440 RAFAELA DOS ANJOS NASCIMENTO 2ª Série Médio
80744 RAFAELA DOS SANTOS CRUZ 2ª Série Médio
80746 RICARDO CORTES DOS SANTOS 2ª Série Médio
80443 SAIMON SANTOS CALAZANS 2ª Série Médio
80194 SILAS ARAÚJO SANTOS 2ª Série Médio
80755 THAINA BARBOSA DOS SANTOS 2ª Série Médio
80290 VALERIA BATISTA BARRETO 2ª Série Médio
80296 WENDEL CAMPOS SACRAMENTO 2ª Série Médio
80204 WENDEL SANTANA DE JESUS 2ª Série Médio
80297 WILIANE GOMES DE OLIVEIRA 2ª Série Médio
82844 ADAILTON RODRIGUES DE AMARAL FILHO 3ª Série Médio
83985 ADENEIDE NUNES DE MENEZES MACEDO 3ª Série Médio
84333 ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS 3ª Série Médio
84271 ALEX CORREIA SILVA 3ª Série Médio
84273 ALINE REIS SANTOS 3ª Série Médio
84338 AMANDA DIAS DE SOUZA 3ª Série Médio
83955 ANA DE ALMEIDA VIANA 3ª Série Médio
84340 ANDERSON SOARES DA SILVA 3ª Série Médio
84275 ANDERSON VIANA DOS SANTOS 3ª Série Médio
84090 ANDRESA MENDES PEREIRA 3ª Série Médio
84342 ANDRESSA SILVA 3ª Série Médio
84092 BRUNO XAVIER SANTOS 3ª Série Médio
84199 CARLOS ALBERTOS DOS ANJOS SANTOS 3ª Série Médio
84201 CATIELE SANTANA CHAGAS 3ª Série Médio
84202 CLEBSON DE JESUS SILVA 3ª Série Médio
84026 CLEBSON DE OLIVEIRA FERREIRA 3ª Série Médio
84356 DANIEL SANTOS DE ARAUJO 3ª Série Médio
84359 DANIELA RODRIGUES DOS SANTOS 3ª Série Médio
84279 DINARIO PEREIRA DA SILVA 3ª Série Médio
84281 EDILZA SILVA REIS 3ª Série Médio
84100 ELISPLEZIA ATANASIO LIMA 3ª Série Médio
84028 EMILIANA SANTOS DE OLIVEIRA 3ª Série Médio
84104 ERICA MAIA DE JESUS CARMO 3ª Série Médio
84283 FERNANDA VALERIA OLIVEIRA NASCIMENTO 3ª Série Médio
84036 GEOVANA ALVES DO NASCIMENTO 3ª Série Médio
84288 GILSA SILVA SANTOS 3ª Série Médio
84118 ISAAC BATISTA OLIVEIRA 3ª Série Médio
84039 IZANI CONCEIÇÃO DOS SANTOS 3ª Série Médio
84368 JAQUELINE DE MELO 3ª Série Médio
84041 JEFFERSON SANTOS SANTANA 3ª Série Médio
83993 JESSICA ANDRADE DOS SANTOS 3ª Série Médio
84127 JESSICA SOARES DE MATOS 3ª Série Médio
84370 JHONATHAN MARTINS SANTOS 3ª Série Médio
84132 JOALISSON SANTANA CARLOS MACEDO 3ª Série Médio
84371 JOALISSON XAVIER SANTOS 3ª Série Médio
84043 JOSAILTON GUIMARÃES DOS SANTOS 3ª Série Médio
84221 JULIANA DE JESUS PEREIRA 3ª Série Médio
84225 JULIANA DOS SANTOS 3ª Série Médio
84045 KAIQUE GAMA LEMOS 3ª Série Médio
84374 KAROLINE SANTOS DE SOUZA 3ª Série Médio
84376 LAERTE BATISTA ALMEIDA DE SOUSA 3ª Série Médio
84227 LEANDRO FELIX NASCIMENTO 3ª Série Médio
84047 LEONARDO BRITO DOS SANTOS 3ª Série Médio
84306 LUCIANA SANTOS SELES 3ª Série Médio
84138 LUDMILA DE JESUS SANTOS 3ª Série Médio
84054 MARCOS SILVA BRANDÃO JUNIOR 3ª Série Médio
84140 MARIA APARECIDA DAMASCENO DE OLIVEIRA 3ª Série Médio
84311 MARLI CARVALHO NUNES 3ª Série Médio
84061 MATEUS SANTOS MARQUES 3ª Série Médio
84141 MAURICIO TIMOTEO DOS SANTOS 3ª Série Médio
84143 MAYANE PEREIRA AMARAL 3ª Série Médio
84146 MAYKELLE OLIVEIRA MATOS 3ª Série Médio
84232 MONALLIZA ASSIS SANTOS 3ª Série Médio
84389 NATAN JESUS DE OLIVEIRA 3ª Série Médio
84165 RAFAEL SANTOS SODRE 3ª Série Médio
84004 RODRIGO RAMOS DANTAS 3ª Série Médio
84268 ROQUE JUNIO SOUZA SILVA 3ª Série Médio
84316 ROSANGELA RIBEIRO DOS SANTOS 3ª Série Médio
84317 ROSILENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS 3ª Série Médio
84320 SELMA CRUZ DOS SANTOS 3ª Série Médio
84321 SILENE NERY SANTOS 3ª Série Médio
84245 THIAGO JULIO VIEIRA SANTOS 3ª Série Médio
84247 UIRES SANTOS COUTINHO 3ª Série Médio
84249 VANESSA DA SILVA SANTOS 3ª Série Médio
84323 VANUSIA RODRIGUES DE OLIVEIRA 3ª Série Médio
84016 VENICIOS ANJOS DA SILVA 3ª Série Médio
84068 WALLACE CONCEIÇÃO DA CRUZ 3ª Série Médio
84252 WALLACE OLIVEIRA SANTOS 3ª Série Médio
84256 WILLIAM PEREIRA DOS SANTOS 3ª Série Médio
84260 WILLOW ALMEIDA GOES 3ª Série Médio
84326 WINGLES DOS SANTOS SOUSA 3ª Série Médio
84263 WIUANNA ALVES PACHECO 3ª Série Médio
79296 ADRIANA SANTOS DE ASSIS 9º Ano ou 8ª Série
79297 ADRIELLE SANTOS SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79415 ALEXANDRE OLIVEIRA SAMPAIO 9º Ano ou 8ª Série
79417 ALISSON DOS SANTOS OLIVEIRA 9º Ano ou 8ª Série
 79369 ALLYSON DA SILVA SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79370 ALVARO SOUZA SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79423 ANA CAROLINA SANTOS SANTANA 9º Ano ou 8ª Série
79371 ANDERSON SOUZA DOS SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79298 ANDRESSA DOS SANTOS FERREIRA 9º Ano ou 8ª Série
79373 ARIEL DE JESUS ANDRADE 9º Ano ou 8ª Série
79334 AROLDO BRITO OLIVEIRA 9º Ano ou 8ª Série
79301 AUGUSTO BRUNO MATOS VILANOVA 9º Ano ou 8ª Série
79426 BEATRIZ REIS SOUZA 9º Ano ou 8ª Série
79302 BRUNO HENRIQUE SANTANA DA SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79304 BRUNO SANTOS REIS 9º Ano ou 8ª Série
79305 CAROLINA SANTOS DE MORAES 9º Ano ou 8ª Série
79306 CAROLINE OLIVEIRA SANTIAGO 9º Ano ou 8ª Série
79375 CHRISTIAN ALEF SOUZA ALCANTARA 9º Ano ou 8ª Série
79377 DANIELE DE JESUS PEREIRA 9º Ano ou 8ª Série
79308 DAVI SOUZA DE ANDRADE 9º Ano ou 8ª Série
79309 EMILLY KETLLIN PEREIRA DE JESUS 9º Ano ou 8ª Série
79432 ERICK ANDRADE PEREIRA 9º Ano ou 8ª Série
79310 EVELYN RIBEIRO SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79311 EVERTON NASCIMENTO BATISTA DA SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79434 FABIO AUGUSTO SILVA DE OLIVEIRA 9º Ano ou 8ª Série
79436 FILIPE LESSA DOS SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79438 GEISA BRAGA REIS 9º Ano ou 8ª Série
79441 GUILHERME RIBEIRO DOS SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79443 IANDER SANTOS DE SOUZA 9º Ano ou 8ª Série
79313 ICARO DOS SANTOS SOUZA 9º Ano ou 8ª Série
79315 ISIS OLIVEIRA SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79445 IVAN MENEZES DOS SANTOS JUNIOR 9º Ano ou 8ª Série
79446 JEANE VITORIA REIS FERNANDES 9º Ano ou 8ª Série
79448 JEFFERSON FARIAS DE ALMEIDA 9º Ano ou 8ª Série
89758 JOHNES NUNES DA SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79450 JUCIANE ALVES SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79387 KAUANA GOMES DOS SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79390 LAIS DE OLIVEIRA SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79319 LARISSA DE JESUS SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79320 LEOANDERSON FONTES CORREIA DOS SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79394 MARIANA MARINHO COSTA 9º Ano ou 8ª Série
79395 MARICELIA PEREIRA DA SILVA 9º Ano ou 8ª Série
79457 MILENA DA SILVA SANTOS 9º Ano ou 8ª Série
79459 PATRICIO NOVAIS LIMA 9º Ano ou 8ª Série
79398 PAULO VITOR SANTOS VIEIRA 9º Ano ou 8ª Série
79285 ROSEANE AMORIM MOURA DE JESUS 9º Ano ou 8ª Série
79407 TAISE AZEVEDO NASCIMENTO 9º Ano ou 8ª Série
79410 VALDIQUE SANTANA SANTOS FILHO

9º Ano ou 8ª Série 9º Ano ou 8ª Série = 48 alunos
1ª série = 103 alunos
2ª série = 58 alunos
3ª série = 72 alunos
TOTAL = 281 alunos

A direção.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ALUNOS DO COLÉGIO PRESIDENTE MÉDICI PARTICIPARAM DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2013

 
Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e Médio do Colégio participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013. As provas foram aplicadas, nos turnos matutino, vespertino e noturno nesta Unidade de Ensino.
A OBFEP foi criado em 2010 como forma de incentivar professores e estudantes de escolas públicas a aumentar o interesse pela Física. Ela é organizada, à semelhança da OBF, numa parceria entre o CNPq e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Educação (MEC). A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa à valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
Essa olimpíada teve como Coordenadora OBFEP/ Bahia a professora Maria das Graças Reis Martins do Instituto de Física da UFBA e, como responsável pela OBFEP na escola o professor Adelson Menezes dos Santos.