Powered By Blogger

terça-feira, 2 de agosto de 2011

TEXTO VENCEDOR DO CONCURSO LITERÁRIO ADELINDO KFOURY

A importância da solidariedade no mundo de hoje

A solidariedade é uma das mais lindas formas do ser humano demonstrar amor pelo próximo. É um sentimento que flui como uma luz em meio ao vão, no qual não há egoísmo, pois muitas vezes, quem pratica, abre mão de algo próprio em benefício do outro. Dentre as grandes pessoas solidárias, está Jesus Cristo, que nos mostrou o verdadeiro significado de solidariedade, quando multiplicou pão para que ninguém ficasse sem alimento, nos ensinado, assim, a sermos solidários sempre, seja na falta de pão, ou em qualquer circunstância em que se necessite de nosso auxílio, e o principal, ele nos deu sua vida sem pensar em retorno.
Ao longo da história da humanidade, muitas personalidades lutaram em prol de causas coletivas. Como Martin Luther King, Mathama Gandhi, entre outros, que morreram lutando por ideais de liberdade e igualdade. É certo que em um mundo capitalista, onde a grande maioria das pessoas só se preocupa consigo mesmas e pensam apenas em acumular riquezas, muitos valores são deixados de lado. Martin Luther King em seu discurso: I have a dream – Eu tenho um sonho – expõe claramente o seu sonho e esperança de um mundo sem nenhum tipo de discriminação ou diferença a qualquer sorte, diminuindo inclusive o número de pessoas pobres e famintas. Solidariedade hoje seria mais um sonho a ser conquistado, as pessoas seriam mais humanas e menos injustas, saberiam que as menores coisas podem mudar o mundo, onde a vida seria preservada, tanto dos humanos , quanto do meio ambiente devastado por ausência de compreensão do que significa este sentimento necessário e importante na convivência humana e universal. Em sua urgência por liberdade e solidariedade, destacou Luther King: “Aprendemos a nadar como peixes, a voar como pássaros, mas não aprendemos a conviver como irmãos”. Aprender a sentir o sofrimento alheio resolveria nossos problemas de desunião, guerras, devastação do meio ambiente insegurança e nos traria paz, amor, fraternidade e tantos outros benefícios. Todos juntos, por causas coletivas, como uma grande família, sem distinção de etnias ou classes sociais é um dos sonhos mais cobiçados pela maioria das pessoas. Ele sobreviveu à repressão dos que não se importam com a escravidão e com a miséria semelhante.
Este sonho é alimentado por aqueles que têm a sensibilidade de sentir as carências do outro e se lançam em favor de causas humanitárias que ainda emergem no mundo inteiro. O mundo só vai mudar quando os capitalistas e ambiciosos resolverem parar de brincar de Deus e enxergarem em cada ser humano um mundo semelhante ao seu. Enquanto isso não acontecer cada indivíduo deve adotar a solidariedade, em sua prática diária de amor ao próximo, através da reciprocidade de sentimentos positivos, conforme viveram aqueles que se sacrificaram para que o futuro seja cada vez melhor.

Elaborado por: Jeciane Carvalho da Silva, aluna da turma 1º M1 de 2011 do Colégio Estadual Presidente Médici

Nenhum comentário:

Postar um comentário