Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

A PROFESSORA RAIMUNDA FAZ UM COMENTÁRIO SOBRE A PROPOSTA DO PROJETO FORMANDO CONSTELAÇÕES

Olá Pessoal, conheçam a proposta do Projeto Formando Constelações

“Eu vim para que todos tenham vida e para que a tenham em abundância” João 10,10
A Orientação para a Vida- OPV tem o objetivo de despertar na vida dos que dela participam, os valores morais e espirituais, orientados na busca de uma relação transcendental e humano-fraterna, através da pessoa de Jesus Cristo que é a manifestação de Deus, visível aos nossos olhos, e de sua mensagem aos homens.

Nessa perspectiva o Projeto Formando Constelações é uma proposta de educação integrada com valores humanos, tendo como modelo de vida a pessoa de Jesus Cristo. O projeto é ecumênico, por isso pode ser aplicado em qualquer instituição de ensino, como uma orientação para a Vida – OPV.

Os temas abordados têm o objetivo de despertar jovens e adultos para repensar valores éticos, morais e espirituais, convidando-os a viverem a profundidade do homem ético, e assim poderem exercer um papel ativo e criativo no mundo, como cidadãos críticos-solidários e futuros construtores de uma sociedade equilibrada, livre e justa.

A proposta do projeto tem fundamentação cristã e cada participante terá a oportunidade de vivenciar momentos de conhecer a Jesus, para que esse conhecimento o leve ao empenho na construção de uma sociedade equilibrada, sadia, estável, livre e fraterna.(Jo 14, 4-14); o estudo da palavra de Deus através da Bíblia e momentos de oração, porque na oração está a força da missão evangelizadora.

Os encontros acontecem, uma vez por semana, num horário único, em toda a escola, nos três turnos e tem uma duração de 15 minutos.

A equipe de missionários da escola deve se integrar com a equipe de assessores e aplicar o projeto na escola dentro da realidade das questões que forem mais urgentes, em mutirão, de acordo com a capacidade e o dom de cada um, de forma voluntária, criativa e amorosa.

A abordagem dos temas seguem as questões formativas, que é o estudo de um tema fundamentado na Palavra de Deus, que não só informe, mas forme, levando ao conhecimento maior de si próprio e de Deus para a transformação da sociedade.
O seguimento a Jesus se dá em comunhão, porque só nos salvamos em comunhão, por isso, os alunos, que querem ver a justiça, a concórdia, a ternura, a fraternidade e o amor acontecer no Médici, responderem Sim ao projeto “Formando Constelações” e estão realizando os encontros de Orientação para a Vida -OPV!
São eles:
8M1 : Franco Jesus de Andrade e Amanda Santos Costa
8M2: Daiane Santos de Oliveira e Ingrid Silva Santos
8M3: Eliane de Jesus Santos e Sandoval Junior Santos de Lima
8M4: Paula Natiara Lacerda Cabral e Jonatas Cordeiro dos Santos
1M1: Larissa Inácio Brandão e Jonatan da Silva
1M2: Laerte Batista Almeida de Souza e Alessandra Magalhães Brito
1M3: Ilmaine dos Santos , Karoline Oliveira e Daniela Santana
1M4: BrenoNeres Santos Giovane Pereira dos Santos
2M1: Diego Oliveira Souza , Cosme de Jesus Souza e Milena Pereira Galdino
2M2: Tamires Ferreira Dantas e Jamily Torres
3M1: Rejane Batista de Jesus , Ana Claudia Mendes dos Santos e Keline O. Santos
3M2: Suelen Pereira Ribeiro e Vanessa Santos Barbosa

Raimunda Santana, professora Voluntária do PFC no Médici

quinta-feira, 10 de junho de 2010

FOTOS DO 3º FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL NO MÉDICI

















Projeto de Literatura

PROJETO "MANHÃ LITERÁRIA NO MÉDICI"
COORDENAÇÃO: PROFESSORA RAIMUNDA PEREIRA DE SANTANA



O Projeto “Manhã Literária no Médici” foi mais um evento pedagógico, que teve como objetivo, criar uma oportunidade para que professor e aluno socializem suas impressões acerca da LITERATURA.
Os depoimentos dos alunos mostram o quanto o projeto foi importante para novas percepções de mundo e para mudanças de comportamento destes, despertando-lhes o gosto pela literatura e melhorando a capacidade de lidar com as questões que são próprias da idade e do momento em que estão vivendo.
Leia na seqüência, alguns depoimentos de alunos que participaram do projeto.

“As aulas de Literatura foram uma abertura de amor para mim, porque eu aprendi várias coisas e essas coisas abriram um cantinho de amor no meu coração. A criatividade da professora, de brincar com as palavras me levou a pensar , a aprender a amar e ser mais feliz ...” A Manhã Literária foi uma maravilha!
(Rosângela- 1M2)

“... eu tinha o pensamento de que estudar literatura era uma coisa boba, sem importância, mas a cada dia a professora mostrava um lado que eu não conhecia... Eu pensava que seria a maior chatice do mundo, e hoje eu sei o quanto é importante e interessante a brincadeira dos poetas com as palavras! Com uma simples palavra eles fazem o pensamento da gente, viajar! O que eu mais gostei de Mário Quintana foi essa frase: “Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão, eu passarinho”
(Diego -1M1)

“No primeiro dia de aula eu fiquei com muito medo porque eu não tinha nenhum entendimento sobre literatura e não tinha quem fizesse eu gostar de Português! Passada uma semana , com as aulas da professora , a literatura me seduziu e me levou a um mundo de encantos... As aulas me levavam a descobrir e aprender sobre os poetas Mário Quintana e José de Saramago, e a leitura dos poemas me levavam a voar sem direção para um mundo de imaginação!” A Manhã Literária foi um show , e as aulas da professora fizeram com que eu me apaixonasse pela literatura. Obrigada por tudo! “
(Ana Carolina Silva Almeida -1M1)

“No início eu só copiava as coisas para a professora pensar que eu estava interessada, mas eu não me interessa em saber nada sobre literatura. Quando eu percebi o desempenho da professora, a paciência dela, eu me toquei e comecei a gostar da matéria, a ver com outros olhos, me envolvi com o projeto da Manhã Literária e eu digo que a literatura já faz parte da minha vida. Vou levar essa experiência ao longo da minha vida, pretendendo aprender mais e mais com a professora.
(Letícia – 1M1)

“Durante a unidade (1ª) pude aprender uma coisa nova que foi a literatura. Eu nunca tinha aprofundamento tanto um assunto assim. A literatura abriu as portas da minha mente e as palavras me levaram a navegar em outros mundos. Isso tudo aconteceu com a ajuda da professora que falava com a alma, com seu coração, isso a gente percebia, e de a oportunidade única que nenhum outro professor tinha dado, de apresentar um trabalho até trazendo artista de fora para nós conhecermos.”
(Tatiane Ribeiro – 1M1)

“Nessa unidade (1ª), no início eu achei chata, sem graça, porque a professora só falava de poemas, de poesias e pensamentos de Mário Quintana e José Saramago. Depois percebi que tudo aquilo era ilusão de minha cabeça, besteira minha porque tudo aquilo era literatura e foi daí que eu comecei a me interessar e graças à professora. Eu aprendi que literatura não é só ler, escrever e interpretar textos, mas , sim você ler , pensar, a partir das palavras. Eu li e ouvi muito sobre Mário Quintana e José Saramago e eles fizeram com que eu gostasse de literatura.
A Manhã Literária foi bem organizada e incentivou muito os alunos , até aqueles que não queriam nada. Ser Pillar, mulher de Saramago, na Manhã Literária foi um incentivo muito grande. Professora, a senhora transformou a minha vida em arte. Sou muito grata à senhora, e jamais irei esquecer tudo que aprendi com as suas aulas.
(Luana Pereira Santos -1M1)

“Fiquei muito surpreendida com o meu primeiro encontro com a literatura. Sentia uma necessidade de ir a fundo no universo das palavras e não tinha tido essa oportunidade. Adorei os momentos literários com a professora. Ela se ofereceu para nos abrirmos, abrir os nossos olhos, ouvidos e cabeça para perceber o mundo das palavras, assim como um bebê que quando abre os olhos para ver o mundo. Pela primeira vez. Ela foi responsável pela minha abertura para a literatura. Gostei de conhecer os escritores, poetas: Mário Quintana José Saramago e Ferreira Gullar, grandes pensadores que viveram e tiveram experiências admiráveis! Agora que já conheço , gosto de literatura e pretendo continuar a explorar esse novo mundo.
( Leidyana Santos da Silva – 1M1).

“Quando começamos o projeto de literatura eu não estava muito entusiasmado e envolvido, mas quando a professora me deu o poema “Sentimental”, eu me identifiquei com o projeto e para nós apresentar tudo no pátio era um desafio. Foi muito cansativo para a professora porque alguns alunos não queriam ficar de fora e ela queria que todos se envolvessem. Quase na véspera, o aluno Arthur da 1M1 desistiu de apresentar-se como José de Saramago , daí a professora me convidou , eu aceitei, apesar de ficar com medo de não conseguir apresentar bem, mas foi muito bom porque eu conheci heróis da literatura que até então não tinha conhecido e adorei conhecer esses três “monstros “ da literatura: Mário Quintana, José Saramago e Ferreira Gullar. Jan e a professora Iolanda tiveram uma participação importante na Manhã Literária porque mostraram o seu trabalho, como faziam e nos fez conhecer um pouco mais da arte de Itabuna e isso foi muito importante para mim. A Manhã Literária me fez conhecer ícones da literatura, eu gostei bastante, por isso agradeço à professora por tudo!”
( Romano 1M2).

“Por incentivo da professora, trazendo coisas novas e boas para as aulas, incentivando-nos a ouvir as leituras, também ler, pensar, refletir, eu criei um pensamento : no show da vida temos que cultivar os amigos porque senão o show acaba e não tem platéia para aplaudir “
(Ana Karolina Evangelista Souza Santos – 1M2)









PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO "PARODIANDO GONÇALVES DIAS NO CENTENÁRIO DE ITABUNA"
COORDENAÇÃO: PROFESSORA RITA DE CÁSSIA SALES RIBEIRO FERREIRA


Itabuna Identidade

Minha cidade tem um rio onde as garças passeiam,
E nesse mesmo rio pedras que servem de apoios para as lavadeiras
As lavadeiras são poucas e as pedras são as mesmas, assim como as estrelas
Mas nosso rio não é mais o mesmo, não tem mais vida, não tem mais amores só dores.

Esse rio é o Cachoeira, rio pai e mãe porque ali foi que Tabocas, hoje Itabuna, nasceu
Ali garças insistem em cantar
Mas um outro cantar:solitário de dia à noite
Minha Itabuna não tem tantas Palmeiras
Tem bananeiras protetoras do cacau

Minha Itabuna é centenária e não quero eu sair daqui
Deus não permitirá que ela sofra por isso que está aí
Violência física que não deixa de ser moral, ambiental, social...

Itabuna não tem palmeiras, tem bananeiras
Itabuna é centenário e milenar
Não permita Deus que me esqueça de lá.

Maria G. de Oliveira, 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Minha Itabuna

Minha terra não tem palmeiras
Nem tão pouco imenso mar
Tem um onde já foi lindo
E está perto de acabar.

O cachoeira já foi belo
Belo de se admirar.
Mas o povo que aqui vive
Não viveu dele a zelar.

Hoje ele está acabando
Como velho que no fim está.

Minha terra grapiúna
Muito pouco tropical
Tem uma fruta valiosa
Nosso ouro é o cacau.

Permita Deus que um dia eu
Veja o cachoeira belo ficar
Para que um dia, dele eu possa novamente admirar.

Gilmar Dias, 2ºN2
-------------------------------------------------------------------------------
A minha cidade

Minha cidade tem cacaueira,
Onde cultiva o agricultor,
Os trabalhadores que aqui,
Trabalharam, trabalharam,
Com muito amor.

Nossa cidade tem um rio,
Onde os pobres vão pra lá,
Lavar roupas todos os dias,
Quando a água faltar.

Em sonhar, se está pertinho dela
Sei que um dia cheguei lá,
Tenho saudade da minha cidade,
Porque sem ela não terei onde habitar.

Alexandrina H. Cerqueira 2ºN2
-------------------------------------------------------------------------------
Crônica de uma cidade

Minha Itabuna é violenta
Perigosa de se morar
Todo dia rola assalto
Qualquer hora e lugar.

Itabuna tem um rio
Que não presta pra nadar
Toda vez que olho pra ele
Da vontade de chorar.

Em Itabuna há muitos óbitos
Todo dia a decretar
Será que um dia nessa cidade
A paz irá reinar?

Diego Teixeira Gomes, 2ºN2
-------------------------------------------------------------------------------
Canção de Itabuna

Minha cidade Itabuna tem um rio
Onde tem garças a voar
Os pássaros que aqui cantam
Não cantam como os de lá.

Nosso céu é mais azul
Nossos campos têm lindas flores
Nossos jardins têm mais brilho
Nossos cantos mais amores.

Ao sonhar durante a noite
Pensei que estava lá
Minha cidade tem um rio
Onde tem garças a voar.

Minha cidade tem beleza
Que nãos e pode comparar
Ao sonhar durante a noite
Pensei que estava lá
Minha cidade tem um rio
Onde tem garças a voar.

Pela permissão de Deus
Vou aqui sempre morar
Para desfrutar deste lindo lugar
Onde há muitas belezas
Que não se pode comparar.

Valdirene de Jesus 2ºN2
-------------------------------------------------------------------------------
Canção de Itabuna

Minha cidade há um rio
Onde muitas pessoas pescam lá
Hoje o rio está tão poluído
E não da mais pra pescar.

Itabuna antes era bela
Porque o povo cuidava dela
Hoje Itabuna está poluída
E precisa da ajuda dos filhos dela.

Minha cidade era rica
Tinha muito cacau
É uma cidade linda
Nunca vi outra igual.

Itabuna tem coisas belas
Que pena que o povo não sabe cuidar.
Hoje a violência em Itabuna
Está em primeiro lugar.

Parabéns Itabuna pelos seus cem anos
Vamos comemorar estamos muito ansiosos
Esperando esse dia chegar.

Marly dos Santos 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------
Itabuna exuberante

Itabuna minha cidade
Terra grandiosa
Com riquezas extremas
De uma terra maravilhosa

Itabuna rica em cultura
Cidade importante
Pessoas em escultura

Minha cidade de ontem
Era sempre linda
Minha cidade de hoje
Triste agora fica

Itabuna tem rios
Maravilhosos e grandioso
Cidade populosa
Alegre e maravilhosa.

José Cláudio Rodrigues Amaral 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Poema de Itabuna

Minha terra é cacaueira
Onde há muitos pássaros a cantar
Itabuna terra do cacau
Onde é bom de morar.

Minha terra tem cacau
Que não se encontra em outra lugar
Itabuna é rica de tudo
Onde canta o sabiá.

Nossa cidade tem riqueza
Pena que o povo
Não sabe valorizar
Não toma conta do rio
E deixa a poluição acabar.

Quem anda sozinho tem o prazer
De encontrar Itabuna mais feliz
Esperando os cem anos chegar.

Quem mora em Itabuna tem o dever de cuidar
Deixar Itabuna linda
Para todos poderem desfrutar.

Itabuna é feliz
Vamos juntos comemorar o seu centenário
Vamos todos festejar.

Ana Paula 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Itabuna linda terra

Itabuna terra linda
Itabuna terra do amor
Minha terra tem mais vida
Minha vida mais amor.

Terra de tantas belezas
Terra de tantas riquezas
Minha terra é tão linda
Minha terra só tem grandezas.

Itabuna é tão jovem
Que parece uma menininha
Itabuna brilha tanto que parece uma estrelinha.


Viliane Alves 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Poema de Itabuna

Minha cidade Itabuna
Que sou cidadão feliz
Onde eu passo, eu me encanto
Só não gosto das coisas ruins.

Minha cidade é linda e maravilhosa
De vez em quando me faz chorar
Por muita coisa que está acontecendo
Cantam as aves para alegrar.

Minha cidade Itabuna
Tem um rio que é rico
De coisas que a natureza proporcionou
E os homens com suas mãos desmanchou.

Maria da Conceição A. Portugal 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Canção do orgulho

Minha terra tem gente boa
Que conta as estórias de cá
Berço do cacau e da riqueza
Que hoje em progresso veio se transformar.

Nosso céu tem mais estrelas
Nossa praça Camacan mais flores
Nossas ruas têm mais vida
E a Beira Rio mais amores.

Em observar sozinha essa cidade
Mais prazer encontro eu cá
Minha terra tem alegrias
De um povo que vive a labutar.

Minha terra tem primores
Que em outros cantos jamais irei encontrar
Minha terra tem sabores
Que quem não a conhece jamais irá experimentar.

Não permita Deus que eu morra
Em qualquer outro lugar
Que não seja minha Itabuna querida,
Onde nasci, criei meus filhos e só orgulho me dá.


Maria Aparecida Araújo de Queiroz 2ºN2

-------------------------------------------------------------------------------

Meu Rio Cachoeira

Meu rio é uma beleza
Na maioria das vezes chega baronesa
Mas eu tenho muita certeza
Que um dia ele vai se livrar desta tristeza.

Rio de águas belas e cristalinas
Onde se alojam garças e pássaros
Que apesar de ser maltratado e poluído
Eles não abandonam este seu recanto especial.

Rio que um dia saciou muitos famintos
Que se alimentavam de seus peixes
E na maioria das vezes, vendiam seus peixes.

Hoje está abandonado sem perspectiva nenhuma
De poder retomar seu anseio alimentar
Esperamos que este rio retorne a brilhar
Rio cachoeira nós todos te amamos
Esperamos te rever sem nenhuma poluição.

Deivison Araujo de Jesus 2ºN2

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Este blog tem como objetivo tornar as ações do colégio mais acessíveis a comunidade escolar.