A cada dia que passa, as pesquisas voltadas par a prática docente vem mostrando que iniciativas inovadoras em sala de aula são mais eficazes, pois estimulam os estudantes levando-os a obtenção de bons resultados no ensino.
E não é de hoje que o professor Adelson Menezes dos Santos vem dizendo que a mesmice desmotiva essa nova geração de alunos que tem fácil acesso a tantas informações. Ele acredita que a utilização de novas metodologias, principalmente, as voltadas para a utilização de Projetos Educacionais e Culturais podem motivar o estudante a participar e estar atento às aulas, pois mantem ele envolvido no processo, tornando-o participante.
Para o nosso ilustre professor, tais projetos educacionais/culturais quando relacionados às atividades artísticas e pedagógicas, realizadas tanto dentro, quanto fora da escola, podem fazer com que os estudantes se apropriem e construam seus próprios conhecimentos, possibilitando-lhes uma postura crítica na sociedade.
A participação no projeto “LEITURA VAI, ESCRITA VEM: COLHENDO PRODUÇÕES NO CHÃO DA ESCOLA”, que incentiva estudantes a fazerem produções nos mais diversos gêneros literários, levou os alunos do Colégio Estadual Presidente Médici e do CETEP do Litoral Sul II a publicação de suas artes poéticas em dois livros, a conquistas de prêmios em concursos literários e reconhecimento em nossa região.
Esse projeto de leitura e produção textual começou em 2015, a partir da iniciativa do professor Adelson Menezes que decidiu dedicar pelo menos dez minutos de suas aulas para a realização de ações culturais e de incentivo à leitura e escrita. Em pouco tempo, seus alunos passaram a produzir poesias, composições musicais, redações científicas, projetos de ciência, entre outros.
É possível perceber, que as propostas educacionais e culturais presentes no projeto do professor Adelson Menezes, perpassam pela potencialização do processo de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas, sempre de forma interdisciplinar dentro da sala de aula.
Vale lembrar, que o professor Adelson também utiliza as produções dos seus estudantes, para, também, sensibilizá-los e mobilizá-los para os projetos artísticos-culturais oferecidos pela rede estadual de ensino. São eles: O Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), DANCE, PROVE. Ressaltamos ainda, que a Educação Ambiental também é trabalhada de forma transversal no dia a dia do professor e de seus alunos.
Apesar de lecionar apenas as disciplinas Matemática, Química e Física, sua paixão pela Língua Portuguesa o levou a desenvolver oficinas extracurriculares que estão fazendo toda a diferença na vida dos estudantes do Colégio estadual Presidente Médici e do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II.
Este é um exemplo de projeto EDUCACIONAL e, também, CULTURAL que está dando certo. Pode-se dizer que a leitura e a escrita já fazem parte de vida deste brilhante professor e de nossos alunos.
Enfim, despertar nos jovens e Adultos o prazer pela leitura e a escrita, além de ajudar aqueles que têm dificuldades com disciplinas de exatas é uma satisfação pessoal e profissional para nosso professor Adelson Menezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário