Com os livros nas mãos, os estudantes caminham tranquilamente na companhia do professor Adelson Menezes dos Santos, que circula pela escola com uma enorme sacola ecológica cheia de livros, onde ele busca a inspiração para motivar seus alunos ao hábito da leitura e escrita.
Promover a formação Cultural dos estudantes do Colégio Estadual Presidente Médici e do CETEP do Litoral Sul II, por meio do hábito e gosto pela leitura e escrita acabou sendo o objetivo principal do projeto de leitura e produção textual idealizado pelo professor Adelson Menezes dos Santos. As aulas de Matemática, Química e Física ministradas por ele seguem o método da Pedagogia de Projetos.
De acordo com o esse competentíssimo professor, o projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola” parte de uma metodologia onde os conteúdos das disciplinas são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, possibilitando aos seus alunos a diversas opções que os levem a produção ativa de conhecimentos.
Para nortear e sensibilizar seus alunos para os trabalhos pedagógicos do projeto de leitura e produção textual, o professor Adelson recorreu as obras literárias “O DIÁRIO DE ANNE FRANK” e “EU SOU MALALA”, pois ambos falam sobre as duas meninas que, mesmo com a pouca idade, fizeram muito pelo mundo sendo exemplos de força e superação.
Para realização das atividades, o professor Adelson Menezes encarou a difícil missão de montar um acervo literário que pudesse ser utilizado durante todo o ano letivo nas duas escolas que ele leciona. Nesse acervo encontram-se livros da literatura brasileira atual e clássicos, como também, obras literárias de autores estrangeiros que fazem sucesso aqui no Brasil.
Segundo o professor Cerca de 437 livros foram lidos durante todo o ano. Além disso, foram feitas releituras de obras clássicas brasileiras, contabilizando, aproximadamente, 876 leituras durante todo o ano de 2017. O professor disse ainda, que grandes sacolas ecológicas, as quais ele batizou de SACOLAS LITERÁRIA foram utilizadas para transportar os livros até os alunos e, também, para guardar as produções textuais.
Durante a semana, o professor sobe e desce rampas e escadas para levar os vários livros aos estudantes que, por sua vez, levam para suas casas e compartilham a leitura com os familiares e amigos.
De acordo com o professor, o projeto além de ajudar a motivar os alunos, também possibilitou uma melhora significativa no desempenho de seus alunos.
“Quando vi meus alunos se destacarem em concursos de redação e poesias, além de projetos científicos e culturais pude perceber que o projeto cumpriu o seu papel, pois ajudou a melhorar significativamente o desempenho escolar dos estudantes envolvidos”, relata o professor Adelson Menezes.