A educação inclusiva perpassa pela materialização dos direitos humanos que assegura os princípios de igualdade e equidade de todos os cidadãos. E assim consideramos que a inclusão é antes de tudo, o respeito as necessidades individuais dos sujeitos, sejam quais forem suas características pessoais, psicológicas ou sociais ( com independência de ter ou não deficiência). Nesse sentido, deve- se estabelecer alicerces ou meios para que a escola possa oferecer uma educação de qualidade pautada na diversidade de seus alunos assim colaborando com a erradicação da desigualdade e injustiça social. É desse modo, que o conceito de inclusão trata de abordar as diferentes situações que levam à exclusão social e educativa de muitos alunos. E dessa forma, faz referência não somente aos alunos com necessidades educacionais especiais, mas senão a todos os alunos das escolas. Isto significa que as escolas devem estar preparadas para acolher e educar a todos os alunos e não somente aos considerados "educáveis". Por isso, a inclusão assume que a convivência e a aprendizagem em grupo é a melhor forma de beneficiar a todos, não somente às crianças rotuladas como diferentes ( Forest & Pearpoint, 1992). Assim, a educação é antes de tudo uma questão de direitos humanos.
Por: Fátima Rezende
Vice-diretora do noturno
Por: Fátima Rezende
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