Powered By Blogger

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOSSA HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE

O Dia do Estudante no Colégio Estadual Presidente Médici não passou em branco. Os professores, direção e a coordenação prepararam uma programação especial para os alunos dos três turnos. Logo na entrada, os alunos foram recebidos pelos professores, com músicas, cartazes transmitindo mensagens de estímulos aos estudos, vídeos mostrando a trajetória deles, houve uma homenagem aos alunos nota dez, que receberam um certificado de Honra ao Mérito, concurso Garota e Garoto Médici e foi oferecido um lanche especial a todos os alunos.
É importante ressaltar que durante o evento foi celebrado os 38 anos do Colégio Estadual Presidente Médici, que teve sua inauguração no dia 11 de agosto de 1972. A diretora falou da importância do colégio para a sociedade itabunense, lembrando-nos que esta Unidade de Ensino tem formado muitos cidadãos que ocupam lugar de destaque em nossa sociedade.
















sábado, 14 de agosto de 2010

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

A Bienal Internacional do Livro de são Paulo, é um mega evento que além de apresentar uma larga oferta de livros, oferece ao seu público uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Pensando nisto, os organizadores da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo convidou um grupo de profissionais de expressivo conhecimento na área para enriquecer ainda mais a programação cultural do evento. Para o Conselho de Curadores, foram convidados o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC (Serviço Social do Comércio); o físico e engenheiro Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; e o poeta, jornalista e professor universitário Augusto Massi.
O resultado de todo este trabalho é uma belíssima programação cultural apresentada aos visitantes deste evento. A programação cultural da feira tem como principais temas: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Livro Digital e Lusofonia, dentre outras atividades culturais interativas reservadas a todo o público participante.
É importante salienta que este ano a Bienal Internacional do Livro de São Paulo montou o Espaço do Professor, com oficinas que visam incentivar os docentes a usar a literatura em sala de aula, escolher os títulos mais adequados e, dessa forma, despertar o gosto pela leitura nos alunos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O QUE É SER ESTUDANTE?

SER ESTUDANTE

Ser estudante é pensar no amanhã
É despertar para um mundo melhor
É pensar em um futuro promissor
E sentir na alma a vontade de vencer
Enriquecendo-se de verdadeiros conhecimentos
culturais,tecnológicos,dedicação,pesquisa e saber.
Ser estudante é ser vibrante em suas leituras
Ser acertante em suas convicções
Buscando o caminho de retidão para o amanhã.
Ser estudante é não ter medo de errar
Mas procurando consertar o que ficou de errado
Ser estudante é despertar a eloquência divina
Que um dia lhe foi concedida para lutar e vencer.
Uma luta de harmonia,sabedoria,amor,ternura
Trilhando belos caminhos na arte de raciocinar
E ensinar o produto somatório do seu formoso aprendizado
A futura gerações que com certeza virão precisando aprender.

José Antonio Silva da Cruz

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIA DOS PAIS

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Fonte: www.portaldafamilia.org.br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - desafios e perspectivas

A educação inclusiva perpassa pela materialização dos direitos humanos que assegura os princípios de igualdade e equidade de todos os cidadãos. E assim consideramos que a inclusão é antes de tudo, o respeito as necessidades individuais dos sujeitos, sejam quais forem suas características pessoais, psicológicas ou sociais ( com independência de ter ou não deficiência). Nesse sentido, deve- se estabelecer alicerces ou meios para que a escola possa oferecer uma educação de qualidade pautada na diversidade de seus alunos assim colaborando com a erradicação da desigualdade e injustiça social. É desse modo, que o conceito de inclusão trata de abordar as diferentes situações que levam à exclusão social e educativa de muitos alunos. E dessa forma, faz referência não somente aos alunos com necessidades educacionais especiais, mas senão a todos os alunos das escolas. Isto significa que as escolas devem estar preparadas para acolher e educar a todos os alunos e não somente aos considerados "educáveis". Por isso, a inclusão assume que a convivência e a aprendizagem em grupo é a melhor forma de beneficiar a todos, não somente às crianças rotuladas como diferentes ( Forest & Pearpoint, 1992). Assim, a educação é antes de tudo uma questão de direitos humanos.

Por: Fátima Rezende
Vice-diretora do noturno

SEJA PERSEVERANTE!

Fabulosas palavras secretas nos são reveladas a todo o momento.

PERSEVERANÇA.

Que palavra enorme? Não é?
Mas ela quer dizer: continuar firme em um trabalho até estar terminado. Quando você estiver focado em um trabalho (seja ele qual for), use a perseverança.
Fique firme até o trabalho ser feito e boa sorte!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COLÉGIO MÉDICI NO CENTENÁRIO DE ITABUNA

Avanços na educação de Itabuna em 100 anos de emancipação política

Reformas estruturais nas 20 unidades da rede estadual de ensino, mais verba para a merenda escolar – este ano, o repasse foi de R$664 mil – e novos recursos didáticos para a melhoria da qualidade das aulas são alguns dos fatores que colocam Itabuna numa posição de avanço na educação básica. Dentro das comemorações dos 100 anos de emancipação política do município (28/07 – quarta feira), diversos projetos focados na educação foram viabilizados pelas unidades escolares da rede pública.
A educação em Itabuna melhorou muito. E isto se deve a liberação de mais recursos para aplicar em projetos que visam à melhoria do ensino, como por exemplo a TV pendrive, a integração escolar dos jovens, a exemplo do Festival Anual da Canção (Face), do Tempos de Arte Literária (TAL) e outros projetos de intervenção.
O Colégio Estadual Presidente Médici, com cerca de 1.600 alunos, relatou a história de Itabuna por meio de textos, fotografias, poesias, vídeos, músicas, entre outras atividades desenvolvidas em sala de aula. Esses trabalhos de caráter multidisciplinar, realizados durante todo o mês de julho, em sala de aula como por exemplo: Parodiando Gonçalves Dias no Centenário de Itabuna (Professora Rita de Cássia Sales Ribeiro – Língua Portuguesa), Um Olhar do Médici Sobre o Centenário de Itabuna (Professor Adelson – Geografia, Química; com a participação de outros professores), Apresentação da História de Itabuna (Professora Rosângela Marinho, Marileide, Stela Maria, Professor Adelson, entre outros) e Mapeamento de Itabuna e o Percurso do Rio Cachoeira (Professor Adelson – Geografia), culminaram num trabalho pedagógico, que contou com a participação da comunidade escolar e, vai ficar em exposição até o dia 06 de agosto.
Fonte: www.educacao.institucional.ba.gov.br