Powered By Blogger

domingo, 31 de março de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2013



A Jornada Pedagógica para o planejamento das ações educacionais desta Unidade de Ensino acontecerá nos dias 1º e 2 de abril, véspera do início das aulas. Este ano, a meta da Secretaria da Educação é fortalecer as aprendizagens com a articulação dos projetos estruturantes, tais como Ciência na Escola, Mais Educação; Ensino Médio Inovador; Gestar; Artes Visuais Estudantis (AVE); Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que dinamizam e enriquecem o percurso educativo, dialogando entre si e colaborando para ampliar o alcance da Educação Integral na rede.

Local: Colégio Estadual Presidente Médici
Horário: das 13h30min às 17h30min (nos dois dias da jornada)

HISTÓRIA DA PÁSCOA



Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.
Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.
Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.
Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.
No ano de 325, durante o Concílio de Niceia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.
Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.
 
 
 
Por: Rainer Sousa

quinta-feira, 28 de março de 2013

ORIGEM DA SEMANA SANTA



A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o DOMINGO DE RAMOS refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na SEGUNDA –FEIRA seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na TERÇA-FEIRA foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a QUARTA-FEIRA é conhecida como o dia das trevas; a QUINTA-FEIRA foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A SEXTA-FEIRA foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. SÁBADO é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o DOMINGO de Páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.
 
 
Por Jussara de Barros
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

COMUNICADO



Senhores pais e comunidade,
 
Informamos mais uma vez que não haverá turmas da 6ª série do Ensino Fundamental nesta Unidade de Ensino, pois esta série não foi disponibilizada pelo Sistema de Gestão Escolar.
 
A direção.

terça-feira, 12 de março de 2013

COMUNICADO – OFERTA DE VAGAS



Senhores pais e comunidade,

Informamos que temos vagas para a 6ª série do Ensino Fundamental.

ATENÇÃO:

Vagas limitadas
 
Garanta já a sua!

Horário da matrícula: Das 08:00 h às 16: 00h.

                                                              A direção.

sexta-feira, 8 de março de 2013

AS MULHERES DO MÉDICI

Estas MULHERES continuam fazendo a história do Médici em 2013.



Direção:

MAGALI TEIXEIRA MORAES
CÉLIA MENEZES
MARIA CONCEIÇÃO PEREIRA DE SOUSA
MARIA DE FÁTIMA REZENDE

Coordenação :

YTATIANA COUTINHO
CLEONICE MONTEIRO

Professoras:

ADRIANA GLÁUCIA
ADRIANA SANTOS
ANDIARA CAMPELO
ANNE MARGARETH MARQUES
CÉLIA JESUS DOS SANTOS
EDINÁLIA LIMA
ELAINE MARIA CALHEIRA
ELZA GOMES
EMÍLIA MARIA
GEÓRGIA JULI GOES
GESSILDA CAVALCANTE
HILDETE MARGARIDA
IOLANDA COSTA
IVONE MIRANDA
LINDINALVA JESUS DOS SANTOS
LUCIANA DE ALMEIDA
MARIA CÉLIA SANTOS
MARIA CONCEIÇÃO MEIRELES
MARIA DAS GRAÇAS (GAL)
MARIA EFIGÊNIA OLIVEIRA
MARILEIDE CAZAIS
MARISTELA DE ARAÚJO
MARJORIE APARECIDA
MARLI PEREIRA
MARLISE PIRES
MEIRE JANE ROSA
RAIMUNDA PEREIRA (RAY)
REGILENE CALASANS
RITA DA CÁSSIA SALES
ROSÂNGELA MARINHO (RÓ)
ROSÂNGELA NADER
SHEILA ROSA SILVA
SHEYLA SOUSA
TÂMARA NOVAES
VALÉRIA RODRIGUES

Secretária:

CARLOTA ROCHA DO NASCIMENTO

Pessoal de Apoio:

ELIS REGINA CRUZ
GRACIENE CARVALHO
IRENE CARDOSO
IVANILDE RIBEIRO
LÍGIA ESTRELA
MAGNÓLIA MENEZES
MARIA CÁTIA
MARIA RAIMUNDA DAS NEVES
JOSIRENE PEREIRA DA SILVA
JACIARA ALMEIDA
IVANETE DE OLIVEIRA
MARIA RAIMUNDA MENDES
ROSÂNGELA GARCIA
ZENANDREA NERI
POLIANA DOS REIS
AIDÊ SANTOS
JOSENI REIS

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher (Dia Especial)


Mulher

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER



 
"Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Tudo junto!"


Paulo Coelho

terça-feira, 5 de março de 2013

MORRE HUGO CHÁVEZ, PRESIDENTE VENEZUELANO



O presidente venezuelano Hugo Chávez morreu aos 58 anos nesta terça-feira (5), vítima de um câncer na região pélvica, com o qual convivia havia um ano e meio. Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, na Venezuela. Defensor do bolivarianismo (ideologia radical de esquerda que se baseia nas idéias do militar e político Simón Bolívar), Chávez era filho de um casal de professores primários e fez história na política desde 1975, quando se formou em Ciências e Artes Militares.



Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

COMUNICADO – OFERTA DE VAGAS



Senhores pais e comunidade, Informamos que ainda temos vagas para as turmas da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. 

A direção.

sexta-feira, 1 de março de 2013

INÍCIO DAS AULAS



Iniciaremos mais um ano letivo e manifestamos antecipadamente a alegria em tê-los conosco. Assim, informamos que as aulas iniciarão no dia 03 de abril.

     A direção.