Segundo a matéria publicada pelo jornal “A região” dia 8, a professora Efigênia foi a única representante do interior da Bahia no concurso, para o qual foram inscritos mais de 3.700 trabalhos, dos quais foram selecionados apenas 50.
Para participar desse evento, a professora inscreveu o seu projeto transdisciplinar intitulado “Orientando o protagonismo juvenil – alternativas de alimento e energia a partir do fruto do coqueiro da Bahia em condições de uso primário e residual”.
Maria Efigênia Ferreira da Silva Oliveira é docente no Colégio Estadual Presidente Médici, onde leciona nos turnos matutino e vespertino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ecologia e Meio Ambiente e, sempre teve interesse pelas questões socioambientais elegendo o tema transversal Meio Ambiente como prioridade em suas aulas.
Segundo esta, “o meio ambiente principal é a mente do indivíduo e esta precisa ser trabalhada desde cedo para o respeito aos mais pequeninos seres da criação. A escola é o lugar essencial para isso. Há muito o homem precisa reconhecer-se gestor dos bens naturais, procurando aproveitar bem nosso patrimônio pois, este oferece sempre oportunidade de educação, trabalho, e desenvolvimento ”, conclui a professora.