Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A PROFESSORA EFIGÊNIA GANHA PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A professora Efigênia Oliveira recebeu o Prêmio Nacional de Educação -um reconhecimento as atividades multidisciplinar , no 2º Concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, que aconteceu em Brasília.
Segundo a matéria publicada pelo jornal “A região” dia 8, a professora Efigênia foi a única representante do interior da Bahia no concurso, para o qual foram inscritos mais de 3.700 trabalhos, dos quais foram selecionados apenas 50.
Para participar desse evento, a professora inscreveu o seu projeto transdisciplinar intitulado “Orientando o protagonismo juvenil – alternativas de alimento e energia a partir do fruto do coqueiro da Bahia em condições de uso primário e residual”.
Maria Efigênia Ferreira da Silva Oliveira é docente no Colégio Estadual Presidente Médici, onde leciona nos turnos matutino e vespertino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ecologia e Meio Ambiente e, sempre teve interesse pelas questões socioambientais elegendo o tema transversal Meio Ambiente como prioridade em suas aulas.
Segundo esta, “o meio ambiente principal é a mente do indivíduo e esta precisa ser trabalhada desde cedo para o respeito aos mais pequeninos seres da criação. A escola é o lugar essencial para isso. Há muito o homem precisa reconhecer-se gestor dos bens naturais, procurando aproveitar bem nosso patrimônio pois, este oferece sempre oportunidade de educação, trabalho, e desenvolvimento ”, conclui a professora.

domingo, 3 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOTO

As vezes ouvirmos algumas pessoas dizendo que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Mas estas pessoas não conhecem o verdadeiro significado do seu voto numa política democrática, como ocorre no Brasil.

O voto é uma conquista do povo, a qual dar-lhe o direito de escolher seus governantes. Ele é um direito e tanbém uma obrigação cívica. Não basta apenas votar, mas votar bem, que implica em não desviar o nosso valioso voto da sua verdadeira finalidade, que é eleger um bom governante para a nossa cidade, estado e país.

Nós brasileiros, que vivemos numa democracia, devemos valorizar mais o nosso voto, votando em nossos representantes de forma consciente. Devemos votar em candidatos honestos e que tenham propostas voltadas para a melhoria de todos.

Lembre-se, O voto é pessoal, livre e secreto.

SEXUALIDADE É TEMA DE PALESTRA NO COLÉGIO PRESIDENTE MÉDICI

Finalizando os projetos do bimestre, os professores das áreas de humanas (geografia) e exatas (biologia), juntamente com a equipe gestora e coordenação, organizaram o projeto SEXUALIDADE HUMANA.
Após vários trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano noturno, tais como: seminários, pesquisas na web-sala de informática, palestras com o pessoal da área de saúde (unidade de saúde da comunidade) – com ênfase na explanação do sanitarista doutor Júlio Brito,percebeu-se a necessidade de se expandir para toda a Unidade Escolar as informações sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), AIDS, gravidez na adolescência, aparelho reprodutor masculino e Feminino, aborto, planejamento familiar e pedofilia.
Conhecer o nosso corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir o prazer sexual, reconhecendo os perigos e conseqüências de uma relação sexual sem proteção, levando todos os envolvidos a entender a importância dos métodos contraceptivos, foram os principais objetivos atingidos nessa proposta.


ALUNOS PARTICIPAM DO CICLO DE PALESTRAS SOBRE A DENGUE

O Colégio Estadual Presidente Médici realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, um CICLO DE PALESTRAS SOBRE A DENGUE no Centro de Estudos José Saramago (biblioteca da escola).
A iniciativa partiu da equipe gestora, do corpo docente e coordenação, ao perceber a necessidade de expandir para toda a escola as informações sobre os cuidados que a população e, principalmente os alunos e seus familiares, devem ter com relação à DENGUE.
O evento contou com o apoio dos Agentes de Combate a Endemias (Secretaria Municipal de Saúde) que falaram sobre a doença, sintomas, transmissão, tratamento e do perigo em deixar depósitos acumulados com água parada, pois esses são locais propícios para a multiplicação dos mosquitos transmissores da doença.
Os palestrantes destacaram também os índices de infestação da doença na cidade e no bairro Califórnia, dos perigos da auto-medicação que pode causar sangramentos, além da morte por DENGUE HEMORRÁGICA.
Os Agentes de Combate a Endemias fecharam O Ciclo de Palestras sobre a Dengue convocando todos os presentes a se mobilizarem contra a doença.