Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

30 DE JUNHO - ANIVERSÁRIO DE PORTO SEGURO

Porto Seguro é hoje o pólo turístico que mais cresce no país. Sua natureza exuberante guarda ainda muitos dos traços descritos na famosa carta de Pero Vaz de Caminha - a "Certidão de Nascimento" do Brasil. Até hoje Porto Seguro conserva seu caráter primitivo, onde a natureza reina soberana.
Todo município é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, conforme o Decreto Lei nº 72/07 de 18/04/76. Não bastasse a força histórica, seus monumentos, casario e praças, Porto Seguro possui uma infinidade de praias, da Ponta Grande à Caraíva, passando por Arraial d'Ajuda e Trancoso, das mais tranquilas às mais badaladas, porém sempre limpas e despoluídas. São dezenas de quilômetros de um mar calmo, com águas mornas e transparentes, rios, mangues, coqueiros, restingas, Mata Atlântica, arrecifes e formações de corais. Além de um povo simpático e festeiro.
Aspectos históricos: O Monte Pascoal foi o primeiro ponto de terra avistado pela frota de Cabral, quando do Descobrimento do Brasil, em 22 de Abril de 1500. Na posse da nova terra, foi criada uma feitoria, que servia de ponto de aguada para a esquadra portuguesa. Em 1534, com a divisão administrativa do Brasil em capitanias hereditárias, Porto Seguro passou a ser sede da Capitania de Porto Seguro e doada a Pero do Campo Tourinho por Carta Régia de 27/05/1534 (que criou também o município) e por Carta Foral de 23/09/1534.
Com a chegada dos portugueses, iniciou-se a história escrita do Brasil e a mistura de culturas e raças. O Alvará Régio de 20/10/1795 criou a sede com a invocação de Nossa Senhora da Pena. Foi elevada à categoria de cidade através do Ato Estadual de 30/06/1891, pelo então presidente da província da Bahia, José Gonçalves. Teve como seu primeiro intendente ou conselheiro municipal o médico e professor Antônio Ricaldi.
A Cidade Histórica é o 1º núcleo habitacional do Brasil. Monumento Nacional desde 1973, ostenta um conjunto arquitetônico de insuperável beleza: o Marco de Posse (1506); a Igreja de Nossa Srª da Pena (1535), com imagens sacras dos sec. XVI e XVII; a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (1526), com imagem do Nosso Senhor dos Passos; a Igreja de São Benedito (1549 ou 1551), construída pelos Jesuítas e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional). Da Cidade Histórica se vislumbra uma das mais belas vistas panorâmicas da Orla Norte e do centro da cidade de Porto Seguro.
Monte Pascoal Tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Decreto Lei nº 242 de 29/11/61. Distante cerca de 156 km da sede do município, abarca as regiões alagadiças, restinga, mangue e litoral ao redor do monte rochoso, alto e arredondado, aceito como o primeiro ponto de terra firme avistado pela tripulação do navegante português, Pedro Álvares Cabral. Possui área de 14.480 ha, incluindo uma reserva indígena pataxó. Além da importância histórica, preserva um dos últimos trechos originais de Mata Atlântica no Nordeste do país. Busca manter lenhos valiosos, como o pau-brasil, a canela-sassafrás, o jacarandá-caviúna, belíssimas orquidáceas e ainda abriga várias espécies animais ameaçadas de extinção: a preguiça-de-coleira, o ouriço-preto, onça, suçarana, o gavião-de-penacho, o veado-campeiro e o tatu-canastra. O parque dispõe de um Centro de Visitantes, que funciona diariamente das 8:00 às 16:00 horas. O acesso é feito pela BR 101, no km 796; mais 14 km de asfalto até a entrada do parque. Existem guias que podem acompanhar os interessados por trilhas ou mesmo para uma escalada ao Monte Pascoal, de 536 m de altitude.

Fonte: www.portonet.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

DELETE







DA SUA VIDA.

CYBERBULLYING

O cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.
Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.
Infelizmente os meios tecnológicos que, a priori, seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas estão sendo utilizados para menosprezar e insultar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de insultos, sendo que a invasão do e-mail ou a exposição de uma foto já é o bastante. Em relação a colegas de escola e professores, as difamações são intencionadas e visam mexer com o psicológico da pessoa, deixando-a abatida e desmoralizada perante os demais. As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, insensíveis, insensatos, inconseqüentes e empáticos. Apesar de gostarem da sensação que é causada ao destruir outra pessoa, os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização.

Fonte: www.brasilescola.com

domingo, 27 de junho de 2010

O QUE É O BULLYING?













A palavra "Bully" é de origem inglesa e significa "valentão". Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. Para o cientista norueguês Dan Owelus, o bullying se caracteriza por ser algo agressivo e negativo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, como escolas, universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas.
No entanto, as práticas do bullying no ambiente escolar também se referem às agressões de caráter físico. Um dos casos mais chocantes de bullying escolar foi o de Curtis Taylor, um aluno do oitavo ano de uma escola secundária em Iowa, Estados Unidos. Curtis foi vítima do bullying durante três anos consecutivos: era espancado nos vestiários da escola, suas roupas eram sujas com leite achocolatado e seus pertences, vandalizados. Curtis não resistiu ao sofrimento e humilhação e suicidou em 1993. Este não foi um caso isolado. Na década de 90, os Estados Unidos se depararam com uma onda de tiroteios em escolas, realizados por alunos que se intitulavam vítimas da prática.
Depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas, perda de auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool são os principais problemas associados ao bullying.

Fonte: www.brasilescola.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

UM ANO SEM MICHAEL JACKSON

Há exatamente um ano, no dia 25 de junho de 2009, no auge dos seus 50 anos, o mundo perdia o maior ídolo que a música pop já viu passar por aqui. Para tristeza dos fãs Michael Jackson falecia em sua residência em Los Angeles, encerrando uma carreia para lá de vitoriosa e polêmica. E nesse dia triste, porém tão especial que relembra a morte do cantor, homenagens ao redor do planeta é que não vão faltar para o acontecimento.
As principais delas acontecem na cidade de Gary em Indiana - Estados Unidos, que é a cidade onde o astro cresceu. Que vai inaugurar um monumento em homenagem ao artista, contando com a presença de seus principais familiares na ocasião. A data também será lembrada em Los Angeles, na Califórnia, mais precisamente no cemitério Forest Lawn, onde o “rei do pop” foi enterrado, que estará aberto a visitas no decorrer do dia para os fãs que desejam depositar flores nas proximidades de seu túmulo. Ainda em Los Angeles, amanhã (26 de junho), acontece o evento “Forever Michael”, onde será apresentado para o planeta o novo livro oficial que envolve a vida do cantor “Never Can Say Good Bye: The Katherine Jackson Story”.

Os museus de cera Madame Tussauds, que possuem cede em diversas cidades ao redor do mundo também farão suas devidas homenagens. Assim como o Teatro Apollo, em Nova York que preparou um especial sobre o cantor.
A data também já foi lembrada no decorrer dessa semana. O museu Motown Historical, que fica em Detroit, colocou a disposição para público desde o início dessa semana uma exposição sobre a carreira dos Jackson 5, que foi o primeiro grupo do cantor.
E se você que é fã do cantor mais não pode chegar em nenhuma dessas localidades para acompanhar essas homenagens, não se preocupe, pois nesse fim de semana as redes de TV mundiais, estão preparando uma programação especial, com tudo que já aconteceu ou vai acontecer em lembranças a esse querido artista.

Continue visitando o nosso blog e deixe o seu comentário.
Fonte: www.portaisdamoda.com.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A FESTA DE SÃO JOÃO

A festa é uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo, nascido a 24 de junho. Ele era considerado um santo duro, inflexível, reservado e, às vezes, muito severo. Seu nascimento coincide com o solstício de verão (inverno na América do Sul) quando as populações do campo festejavam a proximidade das colheitas e, para afastar os demônios da esterilidade, pestes dos cereais e estiagens, faziam sacrifícios acendendo fogueiras.
Toda Europa conheceu esta tradição que, segundo a crença popular, deve-se a um pacto entre Nossa Senhora e Santa Isabel, mãe de João Batista. Delas, quem tivesse o primeiro filho acenderia uma fogueira à porta. Fazem parte, ainda, desta tradição as danças ao redor do fogo e os saltos sobre as chamas, todas as alegrias do convívio e de prenúncios de meses abundantes.
Ao contrário de outras festas religiosas como o Natal, por exemplo, onde as comidas típicas são quase todas importadas de países europeus, a culinária de São João é essencialmente brasileira. Ao invés de comidas importadas, como é o caso das frutas cítricas, fazem parte da festa nacional o milho cozido, o amendoim cozido, quentão, bolo de fubá, canjica, batata doce assada, dentre outras iguarias.
Hoje em dia, nas cidades que comemoram o São João, ainda mantém-se a tradição das quadrilhas (influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha), dos fogos (que não são só privilégio junino e sim de toda e qualquer manifestação de alegria dos povo) e das roupas juninas. Além disso, preservam, ainda, as brincadeiras como a cabra-cega, o quebra-pote e o pau-de-sebo, todos eles com grande participação da garotada.

Fonte:www.saojoaobahia.com.br

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MÉDICI E CONEXÃO UNIME

Em 2009, o Médici participou do Conexão UNIME que foi um programa de relacionamento entre a UNIME Unidade de Itabuna e as escolas. Este evento teve como objetivo, promover o contato direto da faculdade com alunos, professores e lideranças educacionais do Ensino Médio de instituições públicas e privadas, através de ações voltadas para o intercâmbio de conhecimentos, orientação, capacitação e vivências pessoais, acadêmicas e profissionais, nas diversas áreas do saber (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, e Psicologia).
Enfim, o Conexão UNIME foi um acontecimento formado por uma série de atividades especiais, que estimularam o compartilhamento de experiências e práticas nas mais diversas áreas do conhecimento.















MÉDICI NO CONEXÃO UNIME 2009