Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O QUE FAZ ADELSON MENEZES SER UM PROFESSOR COMPETENTE E COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO?


Mesmo enfrentando dificuldades, o professor Adelson Menezes continua seguindo em frente com boas vibrações, colhendo frutos de uma profissão regada de muita dedicação, amor e respeito aos seus pares e alunos. 
O que faz o professor Adelson Menezes dos Santos ser um diferencial na educação de Itabuna e, tão popular entre os nossos amados alunos do Colégio Estadual presidente Médici e do CETEP do Litoral Sul II é a positividade que ele irradia quando está em sala de aula. Sempre atuou de forma muito intensa nesta Unidade Escolar, mas nunca deixou um problema pessoal interferir no seu lado profissional. 
Adelson assumiu as suas atividades pedagógicas no Colégio Estadual Presidente Médici em 23 de abril do ano de 2007. Nas primeiras semanas já demostrava que estava no magistério porque amava o que fazia, que era ajudar crianças e adolescentes da escola pública a ampliar a visão sobre o mundo e serem mais críticos frente a sociedade posta. 
Quem tem aula com Adelson Menezes, reconhece o talento dele para lecionar. Vários Estudantes já relataram em depoimentos que gostam da didática e do jeito do professor. Que ele se preocupa com o aluno e explica os conteúdos das suas disciplinas muito bem. 
Ele não é um professor só de aula teórica, faz brincadeiras de um jeito que ajuda a entender o assunto, é muito criativo, gosta de projetos e sempre encontra algo positivo em meio a temas aparentemente chatos, tornando os assuntos ainda mais interessantes. 
A ação docente desse professor vem se consolidando a partir de experiências de mais de 10 anos. Sua facilidade em trabalhar de forma interdisciplinar resulta do contato, logo cedo, com as diversas áreas do conhecimento. 
De 2007 até a presente data, ele já lecionou, somente no Colégio Estadual Presidente Médici, as disciplinas: Expressão escrita, Expressão oral, Educação Artística, Educação Ambiental, Relações Humanas, Ciências, Cultura Baiana, Ensino Religioso, Artes, Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Língua Inglesa, Química, Física, Matemática e Biologia. 
Desde 2007 participa ativamente da formação dos Assistentes Administrativos, além de auxiliar a Equipe Gestora na programação de professores e nos processos de Prestação de Contas do colégio junto ao Núcleo Territorial de Educação de Itabuna - NTE 05 (antiga DIREC 07) e a Secretaria de Educação do Estado. 
Entre 2007 e 2009 inicia a sua primeira investida na pedagogia de projetos, desenvolvendo em sala de aula atividades voltadas para Arte e Literatura nas turmas de 5ª a 8ª séries. Em 2008 deu início a uma unidade didática voltada para a leitura e representação, utilizando o livro “O Fantástico Mistério de Feiurinha” do autor Pedro Bandeira. Essa ação foi complementada com o longa-metragem animado Shrek e foi um sucesso entre os alunos. 
Participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) do colégio de entre 2008 e 2011. A partir de 2012, até a presente data, tem contribuído com o monitoramento e alimentação de dados do Colégio Estadual Presidente Médici no sistema PDDE Interativo, que é um ambiente virtual de execução do programa PDE Escola, juntamente com outras ações de repasse direto às escolas, tais como: Atleta na Escola, Mais Educação, Novo Mais Educação, Banda Larga nas Escolas, Formação Continuada, Plano Estratégico do PDE Escola, Água na Escola e Esgotamento Sanitário, Escola do Campo, ProEMI, Escola Sustentável e Escola Acessível). 
No período de 2010 à 2012 participou, juntamente com as professoras Maria das Graças Amaral da Silva e Ivone Miranda dos Santos Menezes do processo de Implantação da Sala de Recurso Multifuncional do colégio. Neste período foram disponibilizados a escola um conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. 
De 2014 à 2016 coordenou, em parceria com o professor Robenilson Sena Torres o Programa Mais Cultura nas Escolas do governo federal. As propostas do programa Mais Cultura nas Escolas tinham como base um ou mais temas estabelecidos pelo programa: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógicas em espaços culturais; educação patrimonial; tradição oral; cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; e residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas, tudo isso para movimentar os estudantes do colégio. 
Em junho de 2015 o professor Adelson passa a integrar, também, o quadro de professores do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Sul II. E mesmo dividido entre duas escolas estaduais, não se deixou desanimar, continuou inserindo as duas escolas em ações voltadas para as POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMAIS LEGISLAÇÕES DA EDUCAÇÃO e, inscrevendo-as em todos os projetos estruturantes estaduais e todas as olimpíadas científicas e acadêmicas (Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada Brasileira de Biologia, Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia, Olimpíada de Informática e Robótica, Olimpíada do Meio Ambiente). 
Ainda em 2015, criou o projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola”, que surge com uma metodologia onde os conteúdos das disciplinas são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, possibilitando aos estudantes a diversas opções que os levem a produção de conhecimentos. “Para nortear e sensibilizar os alunos para os trabalhos pedagógicos do projeto de leitura e produção textual, ele recorreu as obras literárias “O diário de Anne Frank” e “Eu sou Malala”, pois são livros que falam sobre duas meninas que, mesmo com a pouca idade, fizeram muito pelo mundo, sendo exemplos de força e superação. 
No início de 2017 recebeu o certificado do Prêmio Educador Nota 10 pelo trabalho de ótima qualidade desenvolvido no ano anterior e, por suas ideias corajosas que mostraram a importância da aprendizagem de crianças, jovens e adultos, indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa. Também foi certificado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União pelo compromisso com a formação cidadã dos estudantes. Não podemos esquecer da medalha que recebeu como Campeão do Dia Nacional do Campo Limpo por desenvolver com seus estudantes ações voltadas para a Educação Ambiental e do certificado do Prêmio Respostas para o Amanhã pelo projeto "Sabão Ecológico: reciclando e empreendendo”.
Atualmente, tem dedicado 60% do seu precioso tempo para melhorar as ações do projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola” que não é pouca, colaborando ainda, com o Biênio da Matemática (2017-2018). Pretende ainda, intensificar as atividades com suas “sacolas literárias” cheia de livros, com chamamentos de sala em sala para atrair mais estudantes a participarem da oficina extracurricular que, desde o ano de 2015, vem fazendo a diferença na vida escolar dos jovens e Adultos. 
Em linhas gerais, pode-se dizer que o professor continuará promovendo em 2018 espaços de circulação e produção de atividades diversificadas dentro das escolas onde leciona, contribuirá com a formação dos estudantes para as artes e atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais (visitas aos museus), científicas (produção de textos e artigos científicos e projetos de pesquisa) e artísticas (composição de poesias, músicas e peças teatrais), voltados para a pedagogia de projetos, com vistas a uma educação pública de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário